O papel do laboratório didático de ciências na visão de mestrandos em ensino de ciências
DOI:
https://doi.org/10.47385/praxis.v10.n20.1379Palavras-chave:
laboratório didático, atividade prática-experimental, epistemologia da ciência, ensino de ciênciasResumo
O presente estudo procurou entender a relação entre epistemologia e pedagogia na visão de mestrandos em ensino de ciências acerca do papel do laboratório didático e das atividades prático-experimentais. Foram investigadas as concepções desses alunos sobre o papel do laboratório didático, as atividades realizadas nele e a sua contribuição para o processo de ensino e aprendizagem. A partir do referencial da análise do discurso e de três modelos teóricos básicos de epistemologias da ciência de Zimmermann, o estudo, de natureza qualitativa, categorizou as falas dos sujeitos da pesquisa de acordo com duas visões sobre as relações entre natureza da ciência e ensino e aprendizagem de ciências. Foram identificados ambivalências e contrapontos que apontam para formas não tão universalistas de entender a ciência.
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