FLORA DA CAATINGA: CONSTRUINDO SABERES TEÓRICOS E PRÁTICOS NO ENSINO MÉDIO E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Maria Glaucilene Sousa Vasconcelos Universidade Estadual do Ceará, Campus da Faculdade de Educação de Itapipoca, (UECE/FACEDI).
  • Maria Jackeline Viana Alves Universidade Estadual do Ceará, Campus da Faculdade de Educação de Itapipoca, (UECE/FACEDI).
  • Francisco Augusto do Amaral Braga Universidade Estadual do Ceará, Campus da Faculdade de Educação de Itapipoca, (UECE/FACEDI).
  • Maria Andreza Freitas Rodrigues Universidade Estadual do Ceará, Campus da Faculdade de Educação de Itapipoca, (UECE/FACEDI).
  • Maria Regilane Ferreira Pinto
  • Andréa Pereira Silveira Universidade Estadual do Ceará, Campus da Faculdade de Educação de Itapipoca, (UECE/FACEDI) http://orcid.org/0000-0001-6785-5319

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v11.n22.1506

Palavras-chave:

ensino de biologia, semiárido, vegetação

Resumo

A Caatinga é a vegetação predominante no nordeste do Brasil, possui elevados índices de riqueza e endemismo de espécies e apenas 1% é protegido por Unidades de Conservação. No entanto, foi amplamente divulgada uma imagem errônea de que essa vegetação era pobre em diversidade e endemismos. Tem-se na educação formal um espaço fértil para divulgar informações científicas corretas e despertar a sensibilização dos educandos para as questões conservacionistas. Motivados por essas inquietações, surgiu o questionamento norteador dessa investigação que consistiu em saber “Qual o conhecimento de alunos do ensino médio e de professore em formação inicial residentes no semiárido Cearense acerca da flora local, antes e depois de terem participado de uma formação teórico-prática envolvendo atividades de conhecimento, coleta e herborização de plantas nativas”. Trata-se de um estudo qualitativo, que teve o questionário como instrumento de coleta de dados. A partir das análises dos questionários respondidos por 21 participantes, foi registrada uma ampliação de conhecimentos sobre a flora da Caatinga, com aumento de espécies citadas após atividades formativas no grupo dos alunos do ensino médio (2 no pré-teste e 8 no pós-teste) e nos licenciandos (19 no pré-teste e 35 no pós-teste). Os alunos do ensino médio coletaram, herborizaram e identificaram exemplares de três espécies nativas e os licenciandos utilizaram 11 espécies, sendo oito nativas e três exóticas. As atividades teóricas e práticas sobre flora da Caatinga facilitaram a ampliação da percepção cientifica do meio em que os sujeitos estão inseridos, possibilitando uma aprendizagem em função da própria vivência. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Glaucilene Sousa Vasconcelos, Universidade Estadual do Ceará, Campus da Faculdade de Educação de Itapipoca, (UECE/FACEDI).

Licencianda em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará, Campus da Faculdade de Educação de Itapipoca, (UECE/FACEDI).

Maria Jackeline Viana Alves, Universidade Estadual do Ceará, Campus da Faculdade de Educação de Itapipoca, (UECE/FACEDI).

Licencianda em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará, Campus da Faculdade de Educação de Itapipoca, (UECE/FACEDI).

Francisco Augusto do Amaral Braga, Universidade Estadual do Ceará, Campus da Faculdade de Educação de Itapipoca, (UECE/FACEDI).

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará, Campus da Faculdade de Educação de Itapipoca, (UECE/FACEDI).

Maria Andreza Freitas Rodrigues, Universidade Estadual do Ceará, Campus da Faculdade de Educação de Itapipoca, (UECE/FACEDI).

Licencianda em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará, Campus da Faculdade de Educação de Itapipoca, (UECE/FACEDI).

Maria Regilane Ferreira Pinto

Licencianda em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará, Campus da Faculdade de Educação de Itapipoca, (UECE/FACEDI).

Andréa Pereira Silveira, Universidade Estadual do Ceará, Campus da Faculdade de Educação de Itapipoca, (UECE/FACEDI)

Possuo Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal do Ceará (2012), Mestrado em Botânica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2002) e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará (1998). Atualmente sou Professora Adjunta da Universidade Estadual do Cerá (UECE), atuando como docente na Graduação em Ciências Biológicas e na Pós-Graduação no Mestrado Profissional em Rede em Ensino de Biologia - PROFBIO/UECE. Tenho experiência na área de Ensino e Pesquisa em Ecologia e Botânica, com ênfase nos seguintes temas: Estrutura e Dinâmica de Comunidades e Populações Vegetais, Ensino de Ecologia e Ensino de Botânica. Meu perfil no Google Academico: https://scholar.google.com/citations?user=0d_5k2MAAAAJ&hl=pt-BR, no Researcher ID: https://www.researchgate.net/profile/Andrea_Silveira4, no ORCID: http://orcid.org/0000-0001-6785-5319. 

Referências

APG IV - ANGIOSPERM PHYLOGENY GROUP. An update of the Angiosperm Phylogeny Group classification for the orders and families of flowering plants: APG IV. Botanical Journal of the Linnean Society, v. 85, n. 4, p. 531-553, 2016. Disponível em: <https://academic.oup.com/botlinnean/article-lookup/doi/10.1111/boj.12385> DOI:10.1111/boj.12385

ARAÚJO, F. S.; RODAL, M. J. N.; BARBOSA, M. J. N.; MARTINS, F. R. Repartição da flora lenhosa no domínio da Caatinga. In: Análise das variações da biodiversidade do bioma Caatinga: suporte a estratégias regionais de conservação (ARAÚJO, F. S.; RODAL, M. J. N; BARBOSA, M. R. V.). Ministério do Meio Ambiente, Brasília, p.15-29. 2005.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Versão final. Terceira revisão revista. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/>.

BRAZ, N. C. S.; LEMOS, J. R. “Herbário escolar” como instrumento didático na aprendizagem sobre plantas em uma escola de Ensino Médio da cidade de Parnaíba, Piauí. Revista Didática Sistêmica, v. 16, n. 2, p. 3-14, 2014. Disponível em: <https://www.seer.furg.br/redsis/article/view/4486>. Acesso em: 24 Mai., 2017.

CASTELLETTI, C. H. M.; SANTOS A. M. M.; TABARELLI, M.; SILVA, J. M. C. Quanto ainda resta da Caatinga? Uma estimativa preliminar In: LEAL, I. R.; TABARELLI, M. E SILVA, J. M. C. (eds.). Ecologia e Conservação da Caatinga. Recife, Editora Universitária da UFPE. p. 719-734. 2003. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/estruturas/203/_arquivos/5_livro_ecologia_e_conservao_da_caatinga_203.pdf>.

CHASSOT, A. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, n. 22, p. 89-100. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/%0D/rbedu/n22/n22a09>.

CNIP - Centro Nordestino de Informações sobre Plantas da Associação Plantas do Nordeste. Recife: Pernambuco, 2017. Disponível em: <http://www.cnip.org.br/banco_img.php>.

EUFRÁSIO, M. C. V.; SILVEIRA, A. P. O Ceará é totalmente circunscrito à Caatinga? O que dizem os livros didáticos e os professores do ensino médio? Enciclopédia Biosfera, v.14 n.26; p. 1190-1204, 2017. Disponível em: <http://www.conhecer.org.br/enciclop/2017b/human/o%20ceara.pdf>.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à pratica educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

GIULIETTI, A. M., BOCAGE NETA, A. L., CASTRO, A. A. J. F., GAMARRA-ROJAS, C. F. L., SAMPAIO, E. V. S. B., VIRGÍNIO, J. F.; HARLEY, R. M. Diagnóstico da vegetação nativa do bioma Caatinga. In: Biodiversidade da Caatinga: áreas e ações prioritárias para a conservação (SilvA, J. D., TABARELLI, M., FONSECA, M.D. & LINS, L.V. org.) Ministério do Meio Ambiente, Brasília, p. 48-90. 2004.

GIULIETTI, A. M.; CONCEIÇÃO, A.; QUEIROZ, L.P. Nordeste Semiárido: Caracterização Geral e Lista das Fanerógamas. In: GIULIETTI, A. M.; CONCEIÇÃO, A.; QUEIROZ, L.P. (Eds.). Diversidade e caracterização das fanerógamas do semi-árido brasileiro, Recife: Associação Plantas do Nordeste. p. 15-39, 2006.

JBRJ - Jardim Botânico do Rio De Janeiro. Flora do Brasil 2020. Rio de Janeiro: Jardim Botânico do Rio de Janeiro. 2016. Disponível em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br>.

KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo. 2008.

MATOS, A. E. C.; LANDIM, M. O bioma caatinga em livros didáticos de ciências nas escolas públicas do alto sertão sergipano. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 7, n. 2, p. 137-154, 2014. Disponível em: < https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38219>. DOI: http://dx.doi.org/10.5007/%25x

MORO M. F., LUGHADHA E. N., ARAUJO F. S.; MARTINS F. R. A catalogue of the vascular plants of the Caatinga Phytogeographical Domain: a synthesis of floristic and phytosociological surveys. Phytotaxa v. 160, n. 1, p. 1-118. 2014. sponível em: https://biotaxa.org/Phytotaxa/article/view/phytotaxa.160.1.1.> DOI: http://dx.doi.org/10.11646/phytotaxa.160.1.1

MORO, M. F.; MACEDO, M. F.; MOURA-FÉ, M. M., CASTRO, A. S. F.; COSTA, R. C. Vegetação, unidades fitoecológicas e diversidade paisagística do estado do Ceará. Rodriguésia v. 66, n. 3, p. 717-743. 2015. DOI: 10.1590/2175-7860201566305

NASCIMENTO, E. O.; MACHADO, D. D.; DANTAS, M. C. O bioma da Caatinga é abordado de forma eficiente por escolas no Semiárido?. Revista Didática Sistêmica, v. 17, n. 1, p. 95-105, 2016. Disponível em: < https://www.seer.furg.br/redsis/article/view/5517>

QUEIROZ, L. P. Leguminosas da caatinga. Feira de Santana: Universidade Estadual de Feira de Santana; Kew. Royal Botanic Gardens, 2009.

SAMPAIO, E. V. S. B.; GIULETTI, A. M., VIRGÍNIO, J.; GAMARRA-ROJAS, C. F. L. Vegetação & Flora da Caatinga. In: Biodiversidade da Caatinga: áreas e ações prioritárias para a conservação (GIULIETTI, A. M., BOCAGE NETA, A. L., CASTRO, A. A. J. F., GAMARRA-ROJAS, C. F. L., SAMPAIO, E. V. S. B., VIRGÍNIO, J. F.,... & HARLEY, R. M.). Recife, Associação de Plantas do Nordeste (APNE). Centro Nordestino de informações sobre plantas (CNPI), p. 1-176, 2002.

SANTOS, J. O. Análise da percepção ambiental acerca do bioma Caatinga por parte dos docentes de uma escola pública do município de Patos, Paraíba. Revista de Geociências do Nordeste, v. 2, p. 753-769, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/10524

SANTOS, P. J. A.; SILVA, M. M. P.; COUTO, M. G.; BORGES, V. G. O bioma caatinga no currículo de uma escola pública no semiárido paraibano. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 9, n. 20, p. 121-132. 2016. Disponível em: < https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/5901> Doi: http://dx.doi.org/10.20952/revtee.v9i20.5901

SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em ensino de ciências, v. 16, n. 1, p. 59-77, 2016. Disponível em: < https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/246>.

SILVA, M. G.; BILAR, A. B. C.; PIMNETEL, R. M. M.. Bioma Caatinga sob a perspectiva de estudantes residentes em áreas rurais. Journal of Environmental Analysis and Progress, v. 2, n. 2, p. 160-166, 2017. Disponível em: file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Downloads/1189-4074-1-PB%20(1).pdf Doi: http://dx.doi.org/10.24221/jeap.2.2.2017.1189.160-166

SOUZA, B.C., OLIVEIRA, R.S., ARAÚJO, F.S., LIMA, A.L.A.; RODAL, M.J.N. Divergências funcionais e estratégias de resistência à seca entre espécies decíduas e sempre verdes tropicais. Rodriguésia, v. 66, n. 1, p. 21-32, 2015

SOUZA, L. S.; SILVA, E. Percepção ambiental do bioma caatinga no contexto escolar. Revista Iberoamericana de Educación, v. 73, n. 1, 2017. Disponível em: http://rieoei.org/7694.pdf

Downloads

Publicado

11-12-2019

Edição

Seção

Artigos