CONHECIMENTO DE ACADÊMICOS DA ÁREA DE SAÚDE SOBRE SÍFILIS
DOI:
https://doi.org/10.47385/praxis.v10.n20.1516Palavras-chave:
Sífilis. Ensino Superior. Estudantes. Promoção da SaúdeResumo
Este estudo tem como objetivo identificar conhecimentos de acadêmicos da área de saúde sobre sífilis e suas repercussões para a saúde, dos acometidos pela infecção. Estudo transversal, descritivo e quantitativo, realizado em um Centro Universitário no município de Volta Redonda (RJ). Participaram 168 acadêmicos dos Cursos de Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem e Odontologia, que responderam a um questionário elaborado pelas pesquisadoras. Os resultados mostram que o curso com mais representantes foi o curso de Enfermagem (57,93%), quanto as características da infecção por sífilis os acadêmicos citam, em sua maioria, a transmissão por bactéria e via sexual, o diagnóstico pelo VDRL e teste rápido, e ainda, que as manifestações clínicas são lesões principalmente na genitália. A maioria teve aproximação com o tema da sífilis em aulas ou durante o ensino médio, e consideram seu conhecimento parcialmente adequado ou inadequado sobre o tema. Conclui-se que os acadêmicos têm conhecimentos parciais sobre sífilis e é preciso implementar estratégias de educação que promovam o desenvolvimento de seus conhecimentos sobre esta infecção que tem apresentado altas taxas de incidência em nosso meio.
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