A alfabetização científica em atividades didáticas para educação em saúde por meio do uso de textos de divulgação científica: uma pesquisa bibliográfica

Autores

  • Tatiana de Paiva Zucareli Teles Universidade Federal de Itajubá
  • Jane Raquel Silva de Oliveira Universidade Federal de Itajubá

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v13.n25.3045

Palavras-chave:

educação em saúde, alfabetização científica, texto de divulgação científica, revisão bibliográfica

Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar, em publicações da área de ensino de ciências, a presença da alfabetização científica em atividades didáticas envolvendo o uso de texto de divulgação científica na abordagem de temas relacionados à saúde no contexto escolar. A busca foi realizada em: revistas da área de Ensino de Ciências; anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências; e anais do Encontro Nacional de Ensino de Biologia. A maior parte das atividades envolveu aspectos da alfabetização científica como o entendimento das relações existentes entre ciência, tecnologia, sociedade e meio-ambiente, e a compreensão básica de termos, conhecimentos e conceitos científicos fundamentais. Com menor frequência, encontramos atividades que remetiam à compreensão da natureza das ciências e dos fatores éticos e políticos que circundam sua prática.

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Publicado

2021-06-24

Edição

Seção

Artigos