A alfabetização científica em atividades didáticas para educação em saúde por meio do uso de textos de divulgação científica: uma pesquisa bibliográfica

Autores

  • Tatiana de Paiva Zucareli Teles Universidade Federal de Itajubá
  • Jane Raquel Silva de Oliveira Universidade Federal de Itajubá

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v13.n25.3045

Palavras-chave:

educação em saúde, alfabetização científica, texto de divulgação científica, revisão bibliográfica

Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar, em publicações da área de ensino de ciências, a presença da alfabetização científica em atividades didáticas envolvendo o uso de texto de divulgação científica na abordagem de temas relacionados à saúde no contexto escolar. A busca foi realizada em: revistas da área de Ensino de Ciências; anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências; e anais do Encontro Nacional de Ensino de Biologia. A maior parte das atividades envolveu aspectos da alfabetização científica como o entendimento das relações existentes entre ciência, tecnologia, sociedade e meio-ambiente, e a compreensão básica de termos, conhecimentos e conceitos científicos fundamentais. Com menor frequência, encontramos atividades que remetiam à compreensão da natureza das ciências e dos fatores éticos e políticos que circundam sua prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CASTELFRANCHI, Y. Por que comunicar temas de ciência e tecnologia ao publico (Muitas uma perspectiva ibero-americana. In: MASSARANI, L. (org.). Jornalismo e Ciência: uma perspectiva ibero-americana. Rio de Janeiro: Fiocruz, Museu da Vida, 2010. p. 13-21.

DINIZ M. C. P; OLIVEIRA T. C; SCHALL, V. T. Saúde como compreensão de vida: avaliação para inovação na Educação em Saúde para o ensino fundamental. Revista Ensaio – Pesquisa em Educação em Saúde, v.12, n.1, p.119-144, 2010.

FERREIRA, L. N. A.; QUEIROZ, S. L. Textos de Divulgação Científica no Ensino de Ciências: uma revisão. Alexandria - Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.5, n.1, p.3-31, 2012.

FOUREZ, G. Alfabetización Científica y Tecnológica: acerca de las finalidades de la enseñanza de las ciencias. Buenos Aires: Colihue, 2005.

IERVOLINO, S.A.; PELICIONI, M.C.F. Capacitação de professores para a promoção e ES na escola: relato de uma experiência. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano, v.15, n.2, p.99-110, 2005.

MELLO, L; GUAZZELLI, I. A Alfabetização Científica e Tecnológica e a educação para a saúde em ambiente não escolar. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v.4, n.1, p.22-41, 2011.

MOHR, A. A natureza da Educação em Saúde no ensino fundamental e os professores de ciências. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis/SC, 2002.

MOHR, A. Educação em Saúde na escola: panorama e questionamentos a partir de depoimentos de professores de Ciências de Florianópolis. In: SELLES, S.E.; FERREIRA, M.S.; BARZANO, M.A.L;

SILVA, E.P.Q. (org). Ensino de Biologia: histórias, saberes e práticas formativas. Uberlândia: EDUFU, 2009. p.107-129.

SASSERON, L. H; CARVALHO, A. M. P. Alfabetização Científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, v.16, n.1, p.59-77, 2011.

Downloads

Publicado

24-06-2021

Edição

Seção

Artigos