Ensino, Meio Ambiente e Sensoriamento Remoto: análise das atividades desenvolvidas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v15.n29.3353

Palavras-chave:

Práticas no Ensino de Ciências, Meio Ambiente, Tecnologias

Resumo

 Resumo

 O presente estudo é atualmente classificado como história da arte, e trata do uso do sensoriamento remoto no ensino de ciências. Visa explorar, por meio de revisão bibliográfica de artigos científicos, como estão sendo utilizados tais recursos no contexto educacional, identificando as contribuições e limitações de uso dessas técnicas. Para tanto, foram selecionados e analisados oito artigos que tinham alguma relação com o uso de sensoriamento remoto e a temática ambiental. Os dados revelaram, por meio de metanálise, que: o site Google Earth TM é o mais comumente utilizado; o desenvolvimento desse tipo de trabalho tem aumentado; abrangem mais o ensino fundamental em relação ao médio. Os trabalhos evidenciam ainda que essas atividades podem contribuir no processo de ensino e de aprendizagem, com potencial de gerar conhecimento por meio de análises de imagens, discussões e reflexões.

 

Palavras-chave: Sensoriamento Remoto; Google Earth TM; Ensino de Ciências.

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Biografia do Autor

Alisson Passos Schleich, PUC RS

Doutorando do Programa de Pós Graduação m Educação em Ciencias e Matematica -EDUCEM PUCRS. 

-ensino

-educação

-tecnologia

João Bernardes Rocha Filho, PUCRS

Professor Doutor do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciencias e Matematica -EDUCEM PUCRS. 

ensino

educação

FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Regis Alexandre Lahm, PUCRS

Professor Doutor do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciencias e Matematica -EDUCEM PUCRS. 

ensino

educação

tecnologias

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Publicado

29-11-2023

Edição

Seção

Artigos