Participação política na Universidade

ação de docentes de um curso de enfermagem

Autores

  • Caroline Lemos Martins Universidade Federal de Pelotas
  • Sônia Maria Schio Universidade Federal de Pelotas
  • Adrize Rutz Porto Universidade Federal de Pelotas
  • Íria Ramos Oliveira Universidade Federal de Pelotas
  • Michelle Barboza Jacondino Universidade Federal de Pelotas
  • Maira Buss Thofehrn Universidade Federal de Pelotas

Resumo

Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de inspiração fenomenológica, fundamentada nas ideias de Hannah Arendt e por objetivo compreender a ação dos enfermeiros-docentes enquanto agentes políticos na Universidade e nos espaços de participação política. A “teia de relações humanas” estabelecida pelos enfermeiros-docentes na Universidade e em outros espaços ocorre quando eles demonstram a sua singularidade, natalidade, liberdade, igualdade e cidadania. Contudo, os participantes relataram dificuldades em distinguir-se e singularizar-se por meio da ação e do discurso nos espaços públicos da Universidade e externos. A ausência dos docentes nas discussões nas reuniões, afetam as tarefas relacionadas à docência, ensino e saúde. Considera-se a participação dos enfermeiros-docentes nos espaços públicos, imprescindível para a formação de enfermeiros críticos e reflexivos a respeito da realidade, desta maneira, sugere-se o desenvolvimento de pesquisas que tenham como foco a ação do enfermeiro-docente, de maneira a proporem estratégias que permitam a esses atuarem mais intensamente como agentes políticos. 

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Publicado

29-03-2024

Edição

Seção

Artigos