Doenças Transmitidas por Alimentos: processo investigativo dos surtos

Autores

  • Hosana Lima Siqueira de Souza Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA
  • Lucrécia Helena Loureiro Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA
  • Flávio Vaz Machado UniFoA (Centro Universitário de Volta Redonda
  • Ilda Cecília Moreira da Silva Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v16.n30.3953

Resumo

As Doenças Transmitidas por Alimentos são causadas pela ingestão de alimentos e/ou água contaminados. Segundo o Ministério da Saúde, houve aumento significativo nas ocorrências de surtos desse tipo em diversos locais ao redor do mundo, caracterizando um problema de saúde pública. Logo, objetivou-se identificar, na literatura científica, os possíveis agentes etiológicos e as intercorrências relacionadas aos surtos alimentares. Foi realizada uma revisão integrativa, nos meses de junho e julho de 2020, por meio de busca nas bases de dados Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Google Acadêmico, Portal de Periódicos da CAPES, BVS e Scientific Electronic Library Online - Scielo. Foram encontradas 50 publicações. O método escolhido proporciona a síntese de conhecimento e a incorporação da aplicabilidade de resultados de estudos significativos na Prática Baseados em Evidências. Os estudos avaliados indicaram que as bactérias Salmonella, Escherichia coli e Staphylococcus são as principais causadoras dos surtos, embora 12% dos casos não tivesse agentes etiológicos envolvidos. O estudo evidenciou a necessidade do registro de dados relacionados aos surtos e capacitação de profissionais envolvidos na investigação deles.

Palavras-chave: Doenças Transmitidas por Alimentos; Alimentos; Agentes Etiológicos; Surtos de Doenças; Ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hosana Lima Siqueira de Souza, Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA

Bacharel em Nutrição pelo Centro Universitário de Barra Mansa (2008). Mestre em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (MECSMA) pelo Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA). Atualmente é professor do Centro Universitário Geraldo Di Biase e Nutricionista da Companhia Siderúrgica Nacional. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Unidade de Alimentação e Nutrição.

Lucrécia Helena Loureiro, Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA

Pós Doutorado em Enfermagem e BiocIências; Doutora em ciências da saúde pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, realizou seu doutorado sanduíche na Università de Bocconi no programa SDA Bocconi School of Management, na cidade de Milão, Itália. Mestrado em Ciências da Saúde e Meio Ambiente, Especialização em Gerencia de Serviços de Saúde e Tecnologia e Informação em Saúde, Pós-Graduação em Desenvolvimento Gerencial, Qualificação de Gestores do SUS e Filosofia e Sociologia. Graduada em Enfermagem. Tem estado envolvida em projetos de pesquisa, servido como professor visitante e/ou ensinado: Brasil, Itália. Atuou como Coordenadora do Centro de Doenças Infecciosas do Município de Volta Redonda, Atualmente Coordenadora do Curso de Graduação em Enfermagem do Centro Universitário de Volta Redonda- UniFOA. Docente no Curso de Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente. Enfermeira fiscal da Vigilância Sanitária de Volta Redonda. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Gerência da Saúde, principalmente: Gestão de Serviços, Gestão da saúde, Gestão hospitalar.

Flávio Vaz Machado, UniFoA (Centro Universitário de Volta Redonda

Doutorando pelo Programa de Enfermagem e Biociências da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Mestre em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente pelo Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), membro da Academia de Ciências de Nova Iorque (The New York Academy of Sciences). Possui Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pelo Instituto Superior de Educação Ibituruna (ISEIB), formação em Psicanálise Clínica pelo Instituto Brasileiro de Psicanálise Clinica, Ciências Humanas e Sociais (IBRAPCHS), especialização em Terapia Cognitivo Comportamental pelo UniFOA, licenciatura Plena em letras (Inglês/Português) pelo Instituto de Ciências Sociais e Humanas (ICSH), pós graduação em Ensino de Língua Inglesa pela Universidade Candido Mendes (UCAM) e especialização em língua francesa pela (WR Educacional). Atua na área de Metodologias Ativas aplicadas ao Ensino em Saúde, Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico, Simulação Realística, Ensino em Meio Ambiente e Sustentabilidade e Inglês Instrumental Aplicado à Saúde. Durante vivência nos Estados Unidos, fez cursos na American Red Cross (Cruz Vermelha Americana) e participou de conferências e simpósios em universidades e instituições conceituadas como a Harvard (Cambridge), Columbia (Nova Iorque) e Institut de Recherche Clinique de Montréal. Possui certificação pela Laerdal para atuar como Instrutor de Simulação Realística.

Ilda Cecília Moreira da Silva, Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1966), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986) Livre Docencia pela UNIRIO e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996). Atuou como professor adjunto da EEAN /UFRJ, docente nos cursos de Graduação e Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado, com orientações de dissertação e tese, além de oferta de disciplinas). Pesquisador da Fundação Oswaldo Aranha, e Coordenadora do Curso de Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente do UniFOA, Centro Universitário de Volta Redonda. Professora responsável do Curso de Graduação em Enfermagem no UniFOA. Associada a ABEn Associação Brasileira de Enfermagem, seção Volta Redonda. Atuou como Coordenadora do Conselho Regional de Enfermagem COREN/RJ 5894-ENF de 2015 à 2017 e do Curso de Enfermagem do UniFOA nos períodos de 2006 à 2010 e 2013 à 2019. Foi membro do Conselho Fiscal da Associação de Estudos e Atividades Filosóficas da Sul Fluminense (SEAF) de 2011 à 2014, Conselheira Suplente do COREN/RJ de 2011 à 2012 e Presidente da Comissão Eleitoral do COREn-RJ no ano de 2014.

Downloads

Publicado

22-06-2024

Edição

Seção

Artigos