ENSINO POR INVESTIGAÇÃO APLICADA PARA COMPREENDER O MOVIMENTO DA ÁGUA NAS PLANTAS

Autores

  • Alexandre Silva de Moraes IFMT
  • CARMEN EUGENIA RODRÍGUEZ ORTÍZ

Resumo

Esse trabalho teve como objetivo elaborar e avaliar a aplicabilidade de um guia de aulas práticas investigativas sobre o tema movimento da água nas plantas junto a estudantes do ensino médio. As atividades do guia visam o desenvolvimento dos elementos presentes no método de ensino por investigação em conteúdo da Botânica aplicado no Ensino Médio. O ensino de Botânica relacionado ao processo hídrico é um tema muito diversificado por ser um assunto complementar que explica diversas reações físico-químicas nos vegetais, o que sinaliza ser uma conteúdo da Biologia promissor para aplicar a metodologia do ensino por investigação, buscando, dessa forma, superar algumas dificuldades no processo de ensino-aprendizagem que alguns autores vêm expondo sobre o conteúdo da Botânica, tais como: assimilação dos conceitos, aulas pouco estimulantes e alunos com desdém com a disciplina. O Guia de aulas práticas investigativas foi aplicado em uma turma de 2º do ano ensino médio cursado no Instituto Federal de Mato Grosso Campus Avançado de Diamantino- MT. Os dados foram coletados por meio de questionários que foram elaborados com perguntas abertas, fechadas e de múltiplas escolhas o que permite demonstrar a aplicabilidade e a efetividade do produto educacional pela percepção dos alunos. Os resultados indicam que o Guia de práticas investigativas é uma ferramenta de ensino eficaz no ensino de Botânica, pois permite aos professores trabalharem, com os estudantes, análises de situações cotidianas, compreender problemas e desafios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

19-01-2023

Edição

Seção

Artigos