Ensino por investigação aplicada para compreender o movimento da água nas plantas

Autores

  • Alexandre Silva de Moraes IFMT
  • Carmen Eugenia Rodríguez Ortíz

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v14.n28.4119

Resumo

Esse trabalho teve como objetivo elaborar e avaliar a aplicabilidade de um guia de aulas práticas investigativas sobre o tema movimento da água nas plantas junto a estudantes do ensino médio. As atividades do guia visam o desenvolvimento dos elementos presentes no método de ensino por investigação em conteúdo da Botânica aplicado no Ensino Médio. O ensino de Botânica relacionado ao processo hídrico é um tema muito diversificado por ser um assunto complementar que explica diversas reações físico-químicas nos vegetais, o que sinaliza ser uma conteúdo da Biologia promissor para aplicar a metodologia do ensino por investigação, buscando, dessa forma, superar algumas dificuldades no processo de ensino-aprendizagem que alguns autores vêm expondo sobre o conteúdo da Botânica, tais como: assimilação dos conceitos, aulas pouco estimulantes e alunos com desdém com a disciplina. O Guia de aulas práticas investigativas foi aplicado em uma turma de 2º do ano ensino médio cursado no Instituto Federal de Mato Grosso Campus Avançado de Diamantino- MT. Os dados foram coletados por meio de questionários que foram elaborados com perguntas abertas, fechadas e de múltiplas escolhas o que permite demonstrar a aplicabilidade e a efetividade do produto educacional pela percepção dos alunos. Os resultados indicam que o Guia de práticas investigativas é uma ferramenta de ensino eficaz no ensino de Botânica, pois permite aos professores trabalharem, com os estudantes, análises de situações cotidianas, compreender problemas e desafios.

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Publicado

19-01-2023

Edição

Seção

Artigos