A utilização de recursos de divulgação científica na prática de docentes de ciências naturais

Autores

  • Bruna Sarpa Miceli CEFET/RJ
  • Marcelo Borges Rocha

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v15.n29.4190

Resumo

A utilização da Divulgação Científica (DC) nos espaços escolares está associada à diversas formas de promover a aproximação da ciência com os estudantes, além de contribuir no entendimento do mundo, no desenvolvimento do raciocínio, da leitura e escrita científica. Assim, é importante destacar o papel desempenhado pelo docente como mediador das atividades relacionadas à DC. Neste sentido, esta pesquisa teve como objetivo investigar como professores brasileiros de Ciências Naturais utilizam a DC em suas práticas pedagógicas. Para tal, foram entrevistados dez professores cujas falas foram transcritas e analisadas à luz da análise de conteúdo. Os resultados indicaram que os docentes utilizam atividades de DC, porém não com a frequência que gostariam. Contudo, notou-se que estes educadores apresentam diferentes propósitos para utilizarem a DC e possuem planos futuros para ampliar o uso em suas rotinas. Por fim, destacamos que as entrevistas proporcionaram momentos de interlocução com os docentes e com isto, foi possível investigar as motivações e perspectivas dos professores sobre a DC e seu uso em práticas educativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

04-04-2023

Edição

Seção

Artigos