A pesquisa na pós-graduação stricto sensu acerca do uso de Hqs no ensino de ciências

uma revisão sistemática de literatura

Autores

  • Pedro Bruno Silva Lemos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Anderson de Castro Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
  • Sandro César Silveira Jucá Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
  • Solonildo Almeida da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v15.n29.4369

Resumo

Esse estudo examina, por meio de uma revisão sistemática da literatura, a pesquisa da pós-graduação stricto sensu brasileira acerca da utilização de Histórias em Quadrinhos (HQs) no Ensino de Ciências. A revisão da literatura foi centrada na análise de teses e dissertações publicadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) do Brasil. A partir da análise de quarenta e sete (47) teses e dissertações, observou-se o aumento da publicação de trabalhos sobre a utilização de HQs no Ensino de Ciências nos anos de 2015 e 2019. Verificou-se que vinte e quatro (24) instituições têm contribuído com o desenvolvimento de pesquisas na pós-graduação stricto sensu a respeito do uso de HQs no Ensino de Ciências. Observou-se uma maior porcentagem de trabalhos na área de Ensino com 78,7%. Notou-se a predominância de teses e dissertações vinculadas a programas com nota 3 e nota 4, com 27,6% em cada extrato de nota. Ainda se identificou onze (11) trabalhos oriundos de programas com a nota 5 (23,4%), três (03) trabalhos oriundos de programas com a nota 6 (6,3%) e dois (02) trabalhos oriundos de programas com a nota 7 (2,1%). Por fim, ressaltou-se a preponderância do emprego de HQs inéditas e de autoria dos próprios pesquisadores para a discussão de determinados conteúdos ou temáticas.

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Biografia do Autor

Anderson de Castro Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

ORCID 0000-0002-0610-9723 - Mestre em Ciências da Computação - Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutorando da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Fortaleza. Professor do campus Maracanaú do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Av. Parque Central, 1315 - Distrito Industrial I, Maracanaú - CE, CEP 61939-140. E-mail: <anderson@ifce.edu>.

Sandro César Silveira Jucá, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Doutor em Engenharia Elétrica - Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor do campus Maracanaú do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Av. Parque Central, 1315 - Distrito Industrial I, Maracanaú - CE, CEP 61939-140. E-mail: <sandrojuca@ifce.edu.br>.

Solonildo Almeida da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

ORCID 0000-0001-5932-1106 - Doutor em Educação - Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor do campus Fortaleza do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Av. Treze de Maio, 2081 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60040-531. E-mail:  <solonildo@ifce.edu.br>.

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Publicado

22-06-2023

Edição

Seção

Artigos