Abordagem STEAM aliada as Metodologias Ativas no ensino de Ciências
possibilidades de implementação na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.47385/praxis.v16.n30.4393Resumo
Uma práxis educacional pouco atrativa e descontextualizada, pode desencadear desinteresse pelos estudos nos estudantes. Práticas educativas mais significativas no processo ensino aprendizagem podem obter êxito e despertar nos estudantes o interesse em aprender. Pesquisas tem apresentado a Abordagem STEAM aliada a outras Metodologias Ativas como uma possibilidade para um ensino diferenciado, significativo, ativo e problematizador. Desse modo, o objetivo da presente pesquisa é avaliar três Sequências Didáticas (SD) suportadas por abordagem STEAM e Metodologias Ativas em aulas de Ciências Naturais na Educação Infantil (EI), Ensino Fundamental (EF) e Ensino Médio (EM) na perspectiva de verificar as contribuições destas ações. Foi utilizado a metodologia qualitativa, através da pesquisa-ação, por haver envolvimento do pesquisador e pesquisado. Como ferramenta metodológica, foi empregado o Círculo de Cultura de Paulo Freire, que tem como característica principal, o diálogo e a linguagem articulados à experiência cotidiana dos (as) participantes e à problematização de conhecimentos potencializadores de mudanças sociais assim como, a observação serão instrumentos que subsidiou a coleta dos dados. Os resultados evidenciaram que as Metodologias Ativas na perspectiva da Abordagem STEAM contribui significativamente na aprendizagem dos estudantes, independente do nível de escolarização. Constata-se ainda que a referida abordagem juntamente às metodologias ativas são fortes contributos para o processo educativo no ensino de Ciências e promove possibilidades de aprendizagens significativas, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades e competências preconizadas na BNCC, com propósito de desenvolver a construção de cidadãos críticos e agentes de transformação.