Estágio em docência no Mestrado e entraves dos engenheiros em executar o processo pedagógico de ensino
uma revisão de literatura
Resumo
Esse trabalho tem por objetivo abordar os entraves dos alunos de mestrado na aplicação pedagógica de ensino por meio da disciplina de estágio em docência. Para isso o método de investigação empregada foi a pesquisa na base de dados digitais de acesso a trabalhos científicos Artigos, Teses e dissertações nas plataformas Scientific Eletrônico Library Online (SCIELO), Web of Science / coleção principal (Periódicos CAPES), Google Acadêmico, no período de 2009 a 2022, buscando por termos chave como: engenheiro-docente, desafios no ensino, limitações didático-pedagógica. A didática no ramo pedagógico vem da suposição de que a área da docência forma um meio de pesquisa profissionalizante disciplinar na busca de aprendizado para todos os tipos de ensino. O ingresso na carreira de professor engenheiro acontece de forma ocasional, sem nenhum planejamento, obstante de alguns falarem que possuem o “dom” para a regência em sala de aula.