O uso de materiais tridimensionais como recurso didático no ensino da Ascarídiase e Giardíase

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v15.n29.4651

Resumo

As parasitoses intestinais são um grande problema para a saúde pública no Brasil que se agravam com a falta de saneamento básico de qualidade por todo o país, afetando principalmente pessoas de baixa renda. Nesse sentido, a escola deve proporcionar conhecimentos sobre boas práticas de higiene que possam ser executadas para mitigar a contaminação pelas enteroparasitoses. Assim, o presente estudo objetivou avaliar o uso de modelos tridimensionais como recurso didático eficaz no ensino-aprendizagem sobre os métodos de prevenção de parasitoses, tendo como foco a Ascaridíase e a Giardíase. Foram utilizados questionários semiestruturados pré-intervenção e pós-intervenção, aula expositiva sobre os parasitos, formas de contaminação, prevenção e infográficos. Posteriormente às atividades de intervenção os alunos receberam massa de biscuit para criar modelos tridimensionais dos parasitos estudados, demonstrando os formatos e as estruturas corpóreas. Em relação aos hábitos de higiene, foi obtido através dos questionários que 81% (N=35) têm acesso à água tratada, 60% (N=26) têm acesso à rede de esgoto e 93% (N=40) lavam as mãos antes das refeições. Após as atividades da pesquisa os estudantes aprenderam a caracterizar Giardia Lamblia e a Ascaris Lumbricoides, suas formas de contaminação e de prevenção. As intervenções pedagógicas obtiveram boa aceitação, uma vez que 81% (N=35) as consideraram eficientes para o entendimento do conteúdo e montagem de seus próprios modelos das enteroparasitoses. Sendo considerada como uma metodologia que possibilitou a participação ativa dos estudantes na construção do seu próprio conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz de Paula de Lima Baia, Universidade Federal do Amapá

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Amapá - UNIFAP.

Yuri Nascimento do Nascimento, Universidade Federal do Amapá

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Amapá - UNIFAP. Especialista em Educação pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense - IFSUL. Mestre em Biodiversidade Tropical - UNIFAP. Doutorando em Biodiversidade Tropical - UNIFAP.

Dayse Maria da Cunha Sá, Universidade Federal do Amapá

Licenciatura plena em Ciências Biológicas. Mestre em Ciências da Sáude pela Universidade Federal do Amapá - UNIFAP. Docente do Colegiado de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Amapá - UNIFAP.

Downloads

Publicado

29-11-2023

Edição

Seção

Artigos