Ansiedade e Educação

uma revisão bibliográfica das contribuições e lacunas da abordagem nos últimos dez anos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v16.n30.4884

Resumo

A ansiedade é considerada atualmente o mal do século. Alguns dos motivos para esta constatação incluem uma rotina acelerada, consumismo e uma grande carga de estresse. Dados mostram que os jovens são a maior parcela da população que sofre com um mecanismo que deveria ser natural de nossos organismos. Deste modo, tem-se por objetivo pesquisar trabalhos que tenham abordado a temática da ansiedade na área de ensino a fim de verificar se seus objetivos de pesquisa, resultados alcançados e contribuições têm sido aplicados ao processo de ensino e aprendizagem, e em particular ao ensino de ciências. Para isso tem-se como objetivos específicos: fazer uma revisão literária na área de Ensino e, em particular na área de Ensino de Ciências no intuito de elencar aspectos abordados a partir da temática da ansiedade e discutir teoricamente os resultados obtidos nesta pesquisa. Com caráter qualitativo, os processos exploratórios realizados de pesquisa e revisão bibliográfica se embasaram na Análise de Conteúdo proposta por Bardin (1997). A pesquisa selecionou dissertações de mestrado e teses de doutorado publicadas nos últimos dez anos. Com isso emergiram duas categorias sendo elas 1.  Avaliação e Quantificação da Ansiedade nos Educandos ou Educadores (AQAEE) e 2.  Atividades Educacionais e a Influência da Ansiedade na Educação (AEIAE). Assim, percebeu-se que é necessário ampliar as discussões e pesquisas sobre metodologias que promovam o autoconhecimento e investiguem as diferenças entre a ansiedade adaptativa e a patológica, abordando aspectos não explorados nas pesquisas encontradas e fornecendo inspiração para estudos futuros.

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Biografia do Autor

Zenaide de Fátima Dante Correia Rocha, UTFPR/Departamento de Ciências Humanas

Doutora em Educação pela UNICAMP, Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela UEL. Licenciada em Ciências, Matemática e Pedagogia. Tem experiência na área de Educação/Ensino e pesquisa com ênfase na Formação de professores e processos de ensino e aprendizagem. Professora Associada da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Departamento de Ciências Humanas (DACHS). Atua na Licenciatura em Química (Psicologia da Educação e Didática Geral) e como docente permanente dos cursos de Pós-Graduação: 1. Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza; 2. Mestrado Profissional em Ensino de Matemática.

Julia Maria Miranda Ofner, UTFPR/Mestranda em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Cursando o Mestrado profissional em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza.
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil. Possui graduação em Química pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2022). Tem experiência na área de ensino de Química, com ênfase em Química.

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Publicado

22-06-2024

Edição

Seção

Artigos