Ansiedade e Educação

uma revisão bibliográfica das contribuições e lacunas da abordagem nos últimos dez anos

Autores

Resumo

A ansiedade é considerada atualmente o mal do século. Alguns dos motivos para esta constatação incluem uma rotina acelerada, consumismo e uma grande carga de estresse. Dados mostram que os jovens são a maior parcela da população que sofre com um mecanismo que deveria ser natural de nossos organismos. Deste modo, tem-se por objetivo pesquisar trabalhos que tenham abordado a temática da ansiedade na área de ensino a fim de verificar se seus objetivos de pesquisa, resultados alcançados e contribuições têm sido aplicados ao processo de ensino e aprendizagem, e em particular ao ensino de ciências. Para isso tem-se como objetivos específicos: fazer uma revisão literária na área de Ensino e, em particular na área de Ensino de Ciências no intuito de elencar aspectos abordados a partir da temática da ansiedade e discutir teoricamente os resultados obtidos nesta pesquisa. Com caráter qualitativo, os processos exploratórios realizados de pesquisa e revisão bibliográfica se embasaram na Análise de Conteúdo proposta por Bardin (1997). A pesquisa selecionou dissertações de mestrado e teses de doutorado publicadas nos últimos dez anos. Com isso emergiram duas categorias sendo elas 1.  Avaliação e Quantificação da Ansiedade nos Educandos ou Educadores (AQAEE) e 2.  Atividades Educacionais e a Influência da Ansiedade na Educação (AEIAE). Assim, percebeu-se que é necessário ampliar as discussões e pesquisas sobre metodologias que promovam o autoconhecimento e investiguem as diferenças entre a ansiedade adaptativa e a patológica, abordando aspectos não explorados nas pesquisas encontradas e fornecendo inspiração para estudos futuros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Zenaide de Fátima Dante Correia Rocha, UTFPR/Departamento de Ciências Humanas

Doutora em Educação pela UNICAMP, Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela UEL. Licenciada em Ciências, Matemática e Pedagogia. Tem experiência na área de Educação/Ensino e pesquisa com ênfase na Formação de professores e processos de ensino e aprendizagem. Professora Associada da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Departamento de Ciências Humanas (DACHS). Atua na Licenciatura em Química (Psicologia da Educação e Didática Geral) e como docente permanente dos cursos de Pós-Graduação: 1. Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza; 2. Mestrado Profissional em Ensino de Matemática.

Julia Maria Miranda Ofner, UTFPR/Mestranda em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Cursando o Mestrado profissional em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza.
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil. Possui graduação em Química pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2022). Tem experiência na área de ensino de Química, com ênfase em Química.

Downloads

Publicado

22-06-2024

Edição

Seção

Artigos