Ansiedade e Educação
uma revisão bibliográfica das contribuições e lacunas da abordagem nos últimos dez anos
DOI:
https://doi.org/10.47385/praxis.v16.n30.4884Resumo
A ansiedade é considerada atualmente o mal do século. Alguns dos motivos para esta constatação incluem uma rotina acelerada, consumismo e uma grande carga de estresse. Dados mostram que os jovens são a maior parcela da população que sofre com um mecanismo que deveria ser natural de nossos organismos. Deste modo, tem-se por objetivo pesquisar trabalhos que tenham abordado a temática da ansiedade na área de ensino a fim de verificar se seus objetivos de pesquisa, resultados alcançados e contribuições têm sido aplicados ao processo de ensino e aprendizagem, e em particular ao ensino de ciências. Para isso tem-se como objetivos específicos: fazer uma revisão literária na área de Ensino e, em particular na área de Ensino de Ciências no intuito de elencar aspectos abordados a partir da temática da ansiedade e discutir teoricamente os resultados obtidos nesta pesquisa. Com caráter qualitativo, os processos exploratórios realizados de pesquisa e revisão bibliográfica se embasaram na Análise de Conteúdo proposta por Bardin (1997). A pesquisa selecionou dissertações de mestrado e teses de doutorado publicadas nos últimos dez anos. Com isso emergiram duas categorias sendo elas 1. Avaliação e Quantificação da Ansiedade nos Educandos ou Educadores (AQAEE) e 2. Atividades Educacionais e a Influência da Ansiedade na Educação (AEIAE). Assim, percebeu-se que é necessário ampliar as discussões e pesquisas sobre metodologias que promovam o autoconhecimento e investiguem as diferenças entre a ansiedade adaptativa e a patológica, abordando aspectos não explorados nas pesquisas encontradas e fornecendo inspiração para estudos futuros.