Da abordagem biológica do conceito de raça ao processo de desconstrução do racismo
o relato de uma experiência desenvolvida em aulas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias no Ensino Médio
Resumo
O presente trabalho apresenta o relato de uma experiência desenvolvida no contexto das ações de formação docente na Universidade Federal do Acre, da qual emergiu a organização e desenvolvimento de uma Sequência Didática (SD) para a Educação Básica, no âmbito dos componentes curriculares da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Com o objetivo de abordar o tema racismo a partir de uma discussão pautada nas Ciências da Natureza, selecionamos os seguintes conceitos: raça, etnia, identidade, racismo, racismo científico, racismo institucional e o mito da democracia racial. A SD contou com seis atividades, das quais participaram 25 estudantes da 2ª série do Ensino Médio. Das análises das produções realizadas, foi possível perceber mudanças nas percepções de racismo após a problematização dos conceitos, visto que inicialmente os estudantes o aproximavam apenas a elementos referentes aos impactos dele na vida dos sujeitos, quais sejam: trauma, vergonha, medo, insegurança, ansiedade, constrangimento, problema psicológico e emocional. Depois, no entanto, as percepções apontavam os impactos como, por exemplo, o preconceito e a discriminação, mas os articularam com os fatores geradores, especialmente, a cor da pele e o conceito de raça. Assim, destacamos a relevância da abordagem pedagógica da temática proposta, com o intuito de discutir em sala de aula o uso indevido de conhecimentos das Ciências da Natureza na justificativa de processos de discriminação, segregação e privação de direitos individuais e coletivos.