Adoção de Placas Botânicas fotografadas como alternativa educacional às exsicatas físicas
Palavras-chave:
Ensino da Botânica, Recursos educativos digitais, Morfologia VegetalResumo
Algumas instituições de ensino e pesquisa não possuem ambientes e tecnologias que permitam que os estudantes tenham contato direto com as plantas. Assim, buscando amenizar essas dificuldades, propôs-se a construção de placas botânicas dos órgãos vegetais a ser inseridos em ambiente virtual, possibilitando alcançar um maior número de pessoas. Para tanto, fez-se coleta dos órgãos da espécie Clitoria fairchildiana Howard. Esses órgãos foram dispostos em um tecido preto, que serviu como pano de fundo para captura das imagens. As imagens foram editadas utilizando o aplicativo GoDaddy Studio (Aman Bhutani), removendo o fundo e adicionando uma régua de escala para aferir o comprimento dos órgãos. Com as placas botânicas em ambiente virtual, pode-se ampliar o acesso às informações, por via online, com potencial para utilização na pesquisa, ensino e extensão, por todos. Conclui-se que o material produzido possui ótima qualidade, trazendo mais detalhes dos órgãos da espécie que uma exsicata. Sua utilização contribui e pode facilitar o processo ensino-aprendizagem. Sendo útil para instituições de ensino, pesquisas e as atividades relacionadas com a comparação e identificação de plantas e, ainda, pode ser utilizado em atividades de extensão.
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