Uma revisão da literatura sobre trabalhos com mapas conceituais no ensino de ciência do pré-escolar às séries iniciais do ensino fundamental

Autores

  • Conceição Aparecida Soares Mendonça Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Marco Antonio Moreira

DOI:

https://doi.org/10.25119/praxis-4-7-546

Resumo

Este trabalho apresenta uma revisão de literatura sobre estudos com mapas conceituais, na área de Ensino de
Ciências, com alunos do Pré-escolar até as séries iniciais do Ensino Fundamental. O foco da revisão é o estado da arte nessa área, ou seja, como estão sendo conduzidas essasi nvestigações, quais os avanços das pesquisas, bem como o referencial teórico que deu origem ao uso dos mapas conceituais. Este artigo descreve aplicações dos mapas conceituais no ensino de Ciências Naturais, publicadas em diversas fontes reconhecidas, disponibilizando aos educadores do primeiro segmento da educação básica informações importantes sobre o uso dessa ferramenta. Apresenta como proposta a utilização dos mapas conceituais embasada na Teoria da Aprendizagem Significativa, sugerindo que os mesmos sejam introduzidos desde a educação infantil até a educação básica, contribuindo para ajudar o aluno a caminhar em direção à aprendizagem significativa, por serem considerados instrumentos eficazes para o trabalho em sala de aula, uma vez que assumem a teoria como referencial teórico. Foram analisados 61 documentos onde os autores relatam suas experiências sobre o uso do mapa conceitual.

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Publicado

01-03-2012

Edição

Seção

Artigos