Um sonho feito de linhas

tecendo sentidos sobre o protagonismo feminino

Autores

  • Diana Lusa IFRS
  • Júlia Duarte Schenkel Universidade de Caxias do Sul
  • Mônica Sônego Ferraça Universidade de Caxias do Sul
  • Flávia Brocchetto Ramos

Palavras-chave:

Um sonho feito de linha, Personagem feminina, Formação de leitores, Livro ilustrado, Escrita feminina

Resumo

Este estudo analisa a obra Um sonho feito de linhas, de Ana Carolina Carvalho, que chama a atenção pelos detalhes empregados na descrição dos cenários e pela presença dos fios, das linhas, que permeiam o enredo. Os bordados são mote para discussões repletas de sensibilidade sobre os fios que nos permitem alinhavar a vida e os encontros, que tecem histórias e figuras representativas. Na cidade “cheia de silêncios”, como descreve a narradora, a menina que sonha também cria enredos repletos de imaginação e convida para a exploração dos espaços, das personagens e de suas representações. Consideramos, nessa exploração, a figura feminina como um eixo central da narrativa e que surge, em meio à metáfora dos fios de sonhos e de silêncios, como um elemento que contribui sensivelmente para a humanização e formação de leitores literários. Considerando o exposto, o objetivo do estudo é discutir a composição e as possibilidades de sentido do livro ilustrado. Metodologicamente, trata-se de um estudo analítico com base no aporte teórico sobre a literatura infantil, a dimensão visual da linguagem, a relação entre linguagem verbal e visual. Destacamos a representatividade da obra e dos elementos que a compõem, em especial a protagonista feminina, compreendendo a sua contribuição para humanização e formação de leitores, tendo em vista a reflexão possibilitada pelo encontro com elementos que a compõem. Palavra e imagem ampliam sentidos polissêmicos do enredo e auxiliam o leitor, de forma poética, a revisar estereótipos, representações e refletir sobre eles e sobre sentimentos.

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Biografia do Autor

Diana Lusa, IFRS

Pedagoga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Veranópolis. Doutora em Educação pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Mestra em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel, 2010), neste período, bolsista CAPES (2009). Especialista em Gestão do Trabalho Pedagógico (UNINTER, 2011) e Especialista em Educação Infantil (UFPel, 2008). Graduada em Pedagogia (2007) pela Universidade Federal de Pelotas. Graduada em Filosofia (2006) pela Universidade Federal de Pelotas. Bolsista FAPERGS, de iniciação científica (2005), junto ao curso de Filosofia. Graduada em Letras - português pela UCS (2021). Integrante do Grupo de Pesquisa Observatório de Leitura e Literatura (OLLI/UCS/CNPq) e do Grupo de Pesquisa Organizações, Sociedade e Sustentabilidade (IFRS/CNPq).

Júlia Duarte Schenkel , Universidade de Caxias do Sul

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul (PPGEdu - UCS), na linha de pesquisa Processos Educacionais, Linguagem, Tecnologia e Inclusão. Possui especialização em Literatura Infantil e Juvenil: da composição à educação literária (UCS), licenciatura plena em Letras (UCS) e em Pedagogia (UCS). Ao longo da graduação, atuou como bolsista de iniciação científica (PROBIC-FAPERG). Atualmente é professora na rede municipal de ensino de Farroupilha/RS.

Mônica Sônego Ferraça , Universidade de Caxias do Sul

Mestranda em Educação pelo PPGEdu da Universidade de Caxias do Sul (2024-atual). Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade de Caxias do Sul (2010) e Licenciada em Letras pelo Centro Universitário Internacional Uninter (2021). Pós- graduada em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade de Caxias do Sul (2013) e em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Centro Universitário Internacional Uninter (2019). Atualmente, é servidora na rede municipal de Caxias do Sul atuando em turma de multisseriada de terceiro e quarto ano numa escola do campo.

Flávia Brocchetto Ramos

É Prof.ª Dr.ª do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Letras e Cultura da Universidade de Caxias do Sul (Rio Grande do Sul-Brasil). Integra o Grupo de Pesquisa Observatório de leitura e de literatura.

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Publicado

17-11-2025

Edição

Seção

Artigos