Reflexão sobre a educação dialógica como estratégia de qualificação de base comunitária para o letramento em saúde

Autores

Palavras-chave:

Determinantes Sociais da Saúde, Aprendizagem, Educação em Saúde, Letramento em Saúde, Enfermagem

Resumo

Este estudo se propõe a fundamentar a educação dialógica freireana e sua relação com o letramento em saúde como referencial para a prática educativa do enfermeiro junto aos movimentos comunitários no enfrentamento dos condicionantes das doenças e infecções determinadas socialmente. Trata-se de um estudo teórico reflexivo, originado das discussões do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Educativas em Saúde, sustentado pela teoria da educação dialógica de Paulo Freire, que busca a emancipação dos indivíduos por meio da práxis; pela prática do letramento em saúde e pela iniciativa do programa “Brasil Saudável: Unir para Cuidar”. A análise das temáticas abordadas na reflexão permitiu identificar que a educação dialógica de Paulo Freire constitui estratégia primordial, aliada ao letramento em saúde, no enfrentamento dos determinantes sociais das doenças, promovendo a ampliação do controle da população sobre a própria saúde e o desenvolvimento de sua autonomia. A construção desse referencial evidenciou que a inclusão de práticas pautadas no letramento em saúde na formação dos profissionais, tanto quanto as práticas dialógicas, é essencial para prevenir doenças e promover um cuidado que respeite as necessidades reais de cada pessoa e comunidade.

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16-10-2025

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Artigos