VALORIZAÇÃO DAS CONSTRUÇÕES PESSOAIS APRESENTADAS PELOS ESTUDANTES ACERCA DO TEMA BACTÉRIA: UMA INVESTIGAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Wanderley Pivatto Brum Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, SC.
  • Sani de Carvalho Rutz da Silva

DOI:

https://doi.org/10.25119/praxis-6-12-627

Resumo

A identificação das concepções alternativas dos estudantes é importante, pois são entendidas como produtos dos esforços imaginativos das crianças para descrever e explicar o mundo físico que as rodeiam. Tais concepções devem ser encaradas como construções pessoais, que o professor tem o dever de procurar conhecer, compreender, e valorizar para decidir o que fazer e como fazer o seu ensino, ao longo do estudo de um tópico. Tendo isto por base, este trabalho buscou identificar as concepções alternativas de estudantes do 6º ano de uma escola da rede pública de Florianópolis, Santa Catarina sobre o tema: bactérias. A pesquisa tem caráter qualitativo e o instrumento para coleta de dados consiste de um questionário. Os resultados apontaram que o cotidiano e a mídia influenciam fortemente em suas concepções. Esse trabalho serve de referência para futuros estudos na tentativa de contribuir para a melhoria do ensino de ciências, em especial de microbiologia.

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Biografia do Autor

Wanderley Pivatto Brum, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, SC.

Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática.

Sani de Carvalho Rutz da Silva

Professora permanente do quadro docente da UTFPR (PONTA GROSSA)

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Publicado

05-12-2014

Edição

Seção

Artigos