O TRABALHO E A FORMAÇÃO DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.47385/praxis.v9.n17.675Resumo
RESUMO
A Estratégia Saúde da Família (ESF) é um modelo assistencial que prioriza as ações de saúde em um contexto multiprofissional na atenção básica onde uma equipe formada por profissionais de diferentes áreas ajuda a enfrentar com qualidade os muitos determinantes sociais de saúde. Atualmente, não existe mais o foco em somente uma área do conhecimento capaz de dar respostas à complexidade humana, faz necessária a intervenção multiprofissional, haja vista as tantas desigualdades sociais. Acreditamos que os saberes se estabelecem com as trocas. O estudo trata de um curso de capacitação de agentes comunitários de saúde (ACS). Teve como metas auxiliar na capacitação destes profissionais que passaram pelo processo seletivo, efetivado no município de Angra dos Reis, em junho de 2013 e como estratégia eliminatória do concurso a não participação em 100% nas atividades teóricas e praticas do treinamento. Como objetivo geral preparar Agentes comunitários de Saúde para o desenvolvimento de ações de promoção de saúde, prevenção e atenção, enquanto componentes da equipe de atenção primária. E como objetivos específicos: Discutir os fundamentos do SUS( Sistema Único de Saúde), Refletir sobre a Saúde como Direito do Cidadão, conhecer os princípios e diretrizes legais relativas à Saúde; Esclarecer os conceitos de território, área, micro área, família e domicílio; Conhecer o conceito de trabalho em equipe em saúde; Identificar o papel do ACS como elo entre a comunidade e a Unidade de saúde; Identificar a atribuição do agente comunitário de saúde. Estudo retrospectivo, descritivo e observacional de um treinamento de Agentes Comunitários de Saúde no Município de Angra dos Reis. Os participantes foram reunidos em dois grupos, turma em horário parcial e integral, para comparação: faixa etária, gênero, escolaridade, avaliação do curso e dos facilitadores. Os testes de Qui- quadrado e Exato de Fisher, a ANOVA e o teste de Kruskal-Wallis foram utilizados na análise dos grupos. Os achados revelaram que a capacitação atingiu os objetivos propostos e concluiu-se que a capacitação deve ser utilizada para subsidiar o processo de ensino-aprendizagem dos Agentes Comunitários de Saúde, bem como para adequar, unificar e padronizar o atendimento desses agentes da Atenção Básica de Saúde no Município de Angra dos Reis.
Palavras-chave: Estratégia Saúde da Família, Agente Comunitário de Saúde, Ensino
Downloads
Referências
2. BRASIL. Ministério da Saúde. Programa de Saúde da Família. Brasília, COSAC,1994.
3. BRASIL. Constituição Federal de 1988. Brasília: SENADO FEDERAL, 1988.
4. ______ . Lei 8080 de 19 de setembro de 1990.
5. ______ . Lei 8142 de 28 de setembro de 1990.
.
6. SCHERER, M. D. A. et al. Rupturas e resoluções no modelo de atenção à saúde : reflexões sobre a estratégia saúde da família com base nas categorias Kuhnianas, Interface - Comunic., Saúde, Educ., v.9, n.16, p.53-66, set.2004/fev.2005.
7. Loureiro, L.H. ENSINO DE GERÊNCIA EM SAÚDE COLETIVA E A EDUCAÇÃO PERMANENTE DOS PROFISSIONAIS DA ESF : o uso do software educativo / Lucrecia Helena Loureiro. – Volta Redonda:UniFOA, 2010.68 f.Dissertação (Mestrado Profissional) -- Centro Universitário de Volta Redonda -- UniFOA. Pós-graduação em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente, 2010.
8. NUNES, M.O; TRAD,B.L;ALMEIDA,,B.A; HOMEM,C.R;MELO,M.C. AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE: personagem híbrido e polifônico. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 18(6):1639-1646, nov-dez, 2002.
9. SILVA, A.S; DALMASO. A.S.W. O AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE E SUAS ATRIBUIÇÕES: os desafios para os processos de formação de recursos humanos em saúde. Interface - Comunic, Saúde, Educ, v6, n10, p.75-94, fev 2002.
10. NOGUEIRA, R., RAMOS, Z.V.O. A vinculação institucional de um trabalhador sui generis – o agente comunitário de saúde. [Texto para discussão 735]. 2000. 33p. Disponível em <URL: http://www.ipea.gov.br >. Acesso em: jun 2012.
.
11. Dissertação (Mestrado) Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo.SILVA, J.A O agente comunitário de saúde do Projeto QUALIS: agente institucional ou agente de comunidade? São Paulo, 2001. Tese (Doutorado) Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo.
12. TEIXEIRA, C.F., PAIM, J.S. Planejamento e programação de ações intersetoriais para a promoção da saúde e da qualidade de vida. Rev. Adm. Pública, v.34, n.6, p.63-80, 2000.
13. Lotta, g. s. saber e poder: agentes comunitários de saúde aproximando saberes locais e políticas públicas / Gabriela Spanghero Lotta. 2006. orientador: Peter k. Spink.dissertação (mestrado) - escola de administração de empresas de são paulo.
14. SOUZA, Rafaela A. e CARVALHO, Alysson M. Programa de Saúde da Família e Qualidade de Vida: um olhar da psicologia. Revista Estudos de Psicologia, 8(3), 515-523, 2003.
15. MARTINES, W.R; CHAVES,E.C. Vulnerabilidade e sofrimento no trabalho do Agente Comunitário de Saúde no Programa de Saúde da Família. Rev Esc Enferm USP. 2007; 41(3):426-33.