A ETNOBOTÂNICA MOTIVANDO O ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Thiago Saide Martins Merhy Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Rio de Janeiro (IFRJ)
  • Marcelo Guerra Santos Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v9.n17.676

Resumo

O presente trabalho teve como objetivos realizar o inventário das plantas que são cultivadas pelos familiares dos alunos do sexto ano de uma escola municipal no estado do Rio de Janeiro; levantar as plantas medicinais usadas pela comunidade atendida pela escola, nomes populares, indicações de uso, parte da planta utilizada e o modo de preparo; cultivar algumas dessas plantas medicinais na escola. Os resultados apresentam que a família dos alunos cultiva em seus quintais um grande número de espécies vegetais com diferentes finalidades como ornamentação, alimentação e medicinal. Percebemos que o desenvolvimento do projeto etnobotânico foi um excelente motivador para o Ensino de Ciências no Ensino Fundamental.

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Biografia do Autor

Thiago Saide Martins Merhy, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Rio de Janeiro (IFRJ)

Departamento de Biologia

Marcelo Guerra Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Departamento de Ciências

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Publicado

01-08-2017

Edição

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Artigos