Uma Contribuição do Ensino de Ciências para a discussão e a prevenção do HPV no contexto do Programa de Educação de Jovens e Adultos

Autores

  • Lucia Maria Pereira Pereira de Oliveira Faculdade de Medicina/UFRJ Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura do Rio de Janeiro Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz-RJ
  • Viviane Abreu de Andrade CEFET/RJ UnED NI Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz-RJ

DOI:

https://doi.org/10.25119/praxis-8-15-683

Resumo

Este artigo apresenta o relato de experiência de educação para saúde desenvolvida com alunos do Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA) da cidade do Rio de Janeiro que integravam uma turma do 9º ano. Em um grupo de faixa etária diversa e heterogêneo, foi observada a falta de conhecimento sobre o Papilomavirus humano (HPV) durante as aulas de Ciências. Neste contexto foi desenvolvido  um projeto, vinculado à rotina da sala de aula, com o objetivo de trabalhar a prevenção da transmissão e da aquisição do HPV por meio de relações sexuais. Destaca-se que a gravidade da infeção pelo HPV reside em sua relação com o desenvolvimento do câncer de colo de útero e o câncer de pênis. O projeto foi intitulado “Uma proposta para discussão: o HPV”. Com isso, almejou-se inserir e trocar conhecimentos sobre o vírus propiciando a sua prevenção. Como pilar utilizou-se a metodologia de Paulo Freire e sua proposta dialogal que favorece a reflexão e a conscientização. Em resposta observou-se alunos discutindo sobre o vírus e refletindo sobre o próprio comportamento sexual e atitudes anteriormente assumidas. O fato culminou com a construção de um caderno de resumos sobre o HPV pelos educandos. Os resultados apontam ainda a importância de aulas interativas e dinâmicas com maior participação do aluno no processo de ensino-aprendizagem como fator contribuidor para a prevenção de doenças e a promoção de saúde com jovens e adultos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucia Maria Pereira Pereira de Oliveira, Faculdade de Medicina/UFRJ Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura do Rio de Janeiro Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz-RJ

Sou Técnica em Assuntos Educacionais da Faculdade de MedicinaFRJ e Professor I da SME/RJ onde leciono no Programa de Ensino de Jovens e Adultos (PEJA).

Sou Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde/IOC/Fiocruz onde pesquiso estratégias de educação e saúde para a prevenção e promoção da Saúde. No Mestrado desenvolvi estratégias educativas com mulheres com o HPV, prevenindo o câncer cervical e recentemente no doutorado, viso a aderência ao tratamento da tuberculose pelos pacientes.

Viviane Abreu de Andrade, CEFET/RJ UnED NI Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz-RJ

V.A. Andrade é graduada em Ciências Biológicas pela UFRuralRJ, Mestre em Ensino em Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz, Fiocruz/RJ. Atua como Docente no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ).

Referências

BERBEL, N.A.N. Metodologia da problematização: fundamentos e aplicações. Londrina: Eduel. 2009.
BRASIL. Ministério da Saúde. Informe Técnico Sobre a Vacina Papilomavírus Humano 6, 11, 16 e 18 (Recombinante) - Adminstração da Segunda Dose. Secretaria de Vigilância Sanitária. Disponível em: http://www.soespe.com.br/noticias/artigos/Informe_HPV.pdf Acesso em: jun 2014.
______. Banco de Dados do Sistema Único de Saúde. Política Nacional de Saúde do Homem. Ministério da Saúde. 2009. Disponível em: http://portal.saude.gov.br/ortal/ aplicações /noticias/default.cfm?pg=dsp Detalhe Noticia&idrea=124&CO_NOTICI0>. Acesso em: jun 2013.
______. INCA. Instituto Nacional do Câncer. Estimativa 2012: Incidência de câncer no Brasil. Brasília: Ministério da Saúde. 2011a.
______. INCA. Instituto Nacional do Câncer. Diretrizes Brasileiras para o Rastreamento do Câncer do Colo do Útero – atualização. Ministério da Saúde. 2011b. Disponível em < http://www.inca.gov.br/estimativa/2012/index.asp?ID=5> Acesso em: jul 2014.
______. INCA.Instituto Nacional do Câncer. Câncer de pênis. Ministério da Saúde. 2012. Disponível em: < http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/sitehome/penis.>. Acesso em: jul 2014.
_____. Resolução nº 466/2012 de 12 de dezembro de 2012. Estabelece critério sobre pesquisa
envolvendo seres humanos. Bioética. Conselho Nacional de Saúde. Disponível em: < http:// conselho.saude.gov. br/resolucoes /2012 /Reso466.pdf.> . Acesso em: out 2014.

______. INCA. Instituto Nacional do Câncer. Estimativa 2014: Incidência de Câncer no Brasil. Brasília: Ministério da saúde. 2014. Disponível em: http://www.inca.gov.br/ estimativa / 2014/estimativa-24012014.pdf. Acesso em: jul 2014.
BURCHELL, A. N., WINER, R. L., DESANJOSÉ, S. et al. Epidemiology and transmission dynamics of genital HPV infection. Vaccine, 2006. n.24, v 3, 52-61pp.
CIRINO, F. M. S. B., NICHIATA, L. Y. I., & BORGES, A. L. V. Conhecimento, atitude, práticas na prevenção do câncer. Esc Anna Nery Rev Enferm, 2010. n, 14, v, 1, 126-34pp.
DIÓGENES, M. A .R.; VARELA, Z. M. V., e BARROSO, G. T. Papiloma Vírus Humano: repercussão na saúde da mulher no contexto familiar. Rev Gaúcha Enferm, 2006. n. 27, v.2, 266-273 pp.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Ed. Paz e Terra. 2011.
GIRALDO P. C., SILVA, M. J. P. M. A., FEDRIZZI, E. N. et al. Prevenção da infecção por HPV e lesões associadas com o uso de vacinas. DST- J Bras Doenças Sex Transm, 2008. n. 20, v, 2, 132-140pp.
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL – 9.394/96. 20 de dezembro de 1996. Brasília, Rio de Janeiro: Roma Victor, 2004.
MENDONÇA, R. C. M., e ARAÚJO, T. M. E. Métodos contraceptivos: a prática dos adolescentes das escolas agrícolas da universidade federal do Piauí. Esc Anna Nery. Rev Enferm, 2009. n. 13, v.4, 1-9pp.
MENDONÇA, G., MESQUITA M., ABREU, L. D. P. et al. Promoção da saúde sexual de puérperas adolescentes: conhecimento e práticas. Adolesc. Saude, 2012. n. 9, v. 2, 14-20pp.
MOREIRA, H., e CALEFFE, L. G. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. Rio de Janeiro: Lamparina. 2008.
OLIVEIRA, L. M. P. (2011). Desenvolvimento de processo e produto socioeducativo: promovendo saúde em uma sala de espera. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: Instituto Oswaldo Cruz/ Fundação Oswaldo Cruz.
PAIVA, J. Tramando concepções e sentidos para redizer o direito à educação de jovens e adultos. Revista Brasileira de Educação, 2006. n, 11, v. 33, 1-23pp.
RUBIN, E., E FARBER, J. L. Patologia. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 2005.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DA PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO. Educação em Números. 2013. Disponível em http://www.rio.rj.gov.br/web/sme/ exibeconteudo?article-id= 96310. Acesso em: ags 2014.
SILVA, J. L. Políticas Públicas Educacionais: um Estudo sobre o PEJA no Município do Rio e Janeiro. Revista Científica Temiminós, 1, 2012. 1-17pp.
WELLER, W. (2007). Tradições hermenêuticas e interaçionistas na Pesquisa Qualitativa: A Análise de narrativas segundo Fritz Schutze. Disponível em http://luizaugustopassos. com. br/wp-content/uploads/2010/05/Sch%C3%BCtze..pdf Acesso em: jun 2014.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. Child and adolescent health development. Geneva: WHO [on line]. 2001. Disponível em: <http://www.who.int/child-adolescent-health/ OVERVIEW/ AHD/adhover.htm>. Acesso em: jul 2014.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. Adolescent pregnancy: a culturally complex issue. 2011. Disponível em: < http://www.who.int/bulletin/volumes/87/6/09-020609.pdf,> Acesso em: ags 2014.

Downloads

Publicado

05-07-2016

Edição

Seção

Artigos