A teoria das Representações Sociais como referencial teórico-metodológico na pesquisa em Ensino de Biociências e Saúde

Autores

  • Ana Paula Inácio Diorio Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia -UFRB
  • Marco Antônio Ferreira da Costa Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio - Fundação Oswaldo Cruz e docente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Biociências e Saúde.
  • Gustavo Clayton Alves Santana Doutorando do Programa de Pós-graduação em Sociologia Política da UENF

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v9.n17.685

Resumo

A teoria das Representações Sociais, descrita por Sergi Moscovici, tem ganhado cada vez mais espaço nos campos de pesquisa fora da psicologia social, com destaque para as áreas da saúde e do ensino. O presente estudo, de cunho qualitativo, tem como objetivo discutir o emprego dessa teprio como referencial teórico-metodológico na pesquisa em ensino de biociências e saúde. Diante dos exemplos trazidos para a discussão, através de um levantamento bibliográfico, foi possível percerber que essa teoria tem sido empregrada de maneira significativa na área de ensino e, principalmente da saúde, o que indica um movimento no sentido de uma abordagem voltada para as questões relacionadas aos sujeitos e suas interações com o mundo, o grupo social e com a construção da realidade. Para o levantamento bibliográfico adotamos como palavras-chave: "representações sociais ensino de ciências" e "representações sociais educação em saúde".

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Inácio Diorio, Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia -UFRB

Professora do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal da Bahia (UFRB), Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS) e doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ensino de Biociências e Saúde.

Marco Antônio Ferreira da Costa, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio - Fundação Oswaldo Cruz e docente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Biociências e Saúde.

Professor do Programa de Pós-graduação em Ensino de Biociências e Saúde e pesquisador da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio.

Referências

ALVES, P. C. RABELO, M. C., 1998. Repensando os estudos sobre representações e práticas em saúde/doença. In: Antropologia da Saúde: Traçando Identidades e Explorando Fronteiras (P. C. Alves & M. C. Rabelo, org.), pp. 107-121, Rio de Janeiro:
Editora Fiocruz/Relume Dumará.

BARBARÁ, A. SACHETTI, V.A.R. CREPALDI, M. A. Contribuições das representações sociais ao estudo da aids. Interação em Psicologia, 2005, 9(2), p. 331-339.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. 4ª Ed. Edições 70, 2010.
BRASIL. Ministério da Saúde. Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais. Boletim Epidemiológico Aids e DST, Brasília, 2011, 2012.

CAMARGO, B.V. Barbará, A. Bertoldo, R.B. Concepção pragmática e científica dos adolescentes sobre a Aids. Psicologia em Estudo. V. 12, n. 2, p. 277-284, 2007.

_____________Representações sociais da AIDS e alteridade. Estudos e pesquisas em Psicologia, Ano 9, N.3, p. 710-723, 2009.

CORTES Jr. L. P. CORIO, P., & FERNANDEZ, C. As representações sociais de química ambiental dos alunos iniciantes na graduação em Química. Química Nova na Escola, 31(1), 46-54, 2009.

DIÓRIO, A.P; COSTA, M.A.F. Parâmetros Curriculares de Ciências Naturais: a questão da interdisciplinaridade e da transversalidade no Ensino de Ciências. Anais do IV Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, 2014. Disponível em:http://www.ivenecienciassubmissao.uff.br/index.php/ivenecienciassubmissao

FERREIRA, S.R.S; BRUM, J.L.R. As representações sociais e suas contribuições no campo da saúde. Revista Gaúcha de Enfermagem, v.20, n.esp., p. 5-14, 2000.


FONSECA, V.C. LOGUERCIO, R, Q. Representações sociais da nutrição: proposta de produção de material didático de química. Investigações em Ensino de Ciências – V18(2), pp. 407-437, 2013

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987


GAZELLI, M.F. GAZELLI, A. REIS, D. C dos. PENNA,C. M..M. Educação em saúde: conhecimentos, representações sociais e experiências da doença. Caderno de Saúde Pública, 21(1):200-206,2005.
GIACOMOZZI, A.I. CAMARGO, B. V. Eu confio no meu marido: estudo da representação social de mulheres com parceiro fixo sobre prevenção da AIDS. Psicologia: Teoria e Prática, 6(1): 31-44, 2004.

GOMES, R.; MENDONÇA, E. A. & PONTES, M. L. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 18(5):1207-1214, 2002

HERZLICH, C. A Problemática da Representação Social e sua Utilidade no Campo da Doença. Revista de Saúde Coletiva. Vol. 1.1, n. 2, Rio de Janeiro, 1991.

HILGER, T. R. A física quântica como geradora de representações sociais no ensino médio. In: X Congresso Nacional de Educação EDUCERE e I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação SIRSSE. Anais do X Educere e I SIRSSE. Curitiba, 2001

JODELET, D. Folies et Représentations Sociales. Paris: PUF, 1989.

JOFFE, H. “Eu não”, “o meu grupo não”: representações sociais transculturais da Aids. In: GUARESCHI, P.; JOVCHELOVITCH , S. Textos em Representações Sociais. Petrópolis: Vozes, 2012. p. 239-261.

JOVCHELOVITCH, S. Os contextos do saber: representações, comunidade e cultura. 2ª. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

LACOLLA, L. Representaciones sociales: una manera de entender las ideas de nuestros alumnos. Revista ieRed: Revista Electrónica de la Red de Investigación Educativa . Vol.1, No.3, 2005.

MAGALHÃES Jr., C. A. de O., & Tomanik, E. A. Representações sociais e direcionamento para a educação ambiental na reserva biológica das perobas, Paraná. Investigações em Ensino de Ciências, 17(1), 227-248, 2012.

MARTINHO, L. R; TALAMONIA, J.L.B. Representações sobre meio ambiente de alunos da quarta série do ensino fundamental. Ciência & Educação, v. 13, n. 1, p. 1-13, 2007

MAZZOTTI, T. B. Representação social de "problema ambiental": uma contribuição à educação ambiental. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 78(188-189-190), 86-123, 1997.

MELO, E. G. S., Tenório, A., & Accioly Jr., H. Representações sociais de ciência de um grupo de licenciandos em Física. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, 9(2), 457-466, 2010.

MINAYO, M. C. D. S. O Conceito de Representações Sociais dentro da Sociologia Clássica. In: GUARESCHI, P.; JOVCHELOVITCH , S. Textos em Representações Sociais. Petrópolis: Vozes, 2012. p. 73-92.

MOSCOVICI, S. Representações Sociais: investigações em psicologia social. Petrópolis: Vozes, 2011.

SCHAFFER, D. Z. Representações sociais de alunos universitários sobre o termo "ORGÂNICO". Dissertação de Mestrado, Instituto de Física, Instituto de Química, Instituto de Biociências, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.


SEVALHO, G. A Historical Approach to Social Representations of Health and Disease. Cad.Saúde Públ., Rio de Janeiro, 9 (3): 349-363, 1993.

SILVA, A. C. S. SALES, Z.N. MOREIRA, R.M. BOERY, E.M. TEIXEIRA, J.R.B. BOERY, R.N.S DE O. Representações sociais sobre ser saudável de adolescentes escolares. Adolesc. Saude, Rio de Janeiro, v. 11, n. 1, p. 24-31, 2014

SPINK, M.J.P. et al. A construção da Aids-notícia. Caderno de Saúde Pública, 17(4):851-862, 2001.

SPINK, M.J.P. A construção social do saber sobre saúde e doença: uma perspectiva psicossocial. Saúde e Sociedade, 1 (2), 125-139, 1992.

TURA, L.F.R. Os jovens e a prevenção da Aids no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Tese de doutorado), 1997.

VALENÇA, C. R., & Falcão, E. B. M.. Teoria da evolução: representações de professores pesquisadores de biologia e suas relações com o ensino médio. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, 11(2), 471-486, 2012,

Downloads

Publicado

01-08-2017

Edição

Seção

Artigos