A PEDAGOGIA EXPERIMENTAL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES (1950-1970): ANÁLISE DE DUAS EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS INCOMUNS

Autores

  • Pablo Silva Machado Bispo dos Santos Universidade Federal Fluminense
  • Cecilia Neves Lima Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.25119/praxis-8-16-694

Resumo

O presente artigo tem como objetivo principal apresentar e analisar a experiência didática desenvolvida em duas instituições escolares brasileiras de destaque nos anos de 1950-1970:  O Colégio Nova Friburgo e a Escola Guatemala.  Para tanto, foram analisados documentos institucionais diversos e publicações sobre tais instituições.  A perspectiva metodológica empregada foi a da História Cultural, que se caracteriza entre outras coisas, por relativizar o caráter de verdade absoluta contida em um documento, bem como em ampliar o conceito de fonte documental abarcando as dimensões culturais e políticas de sua produção. Ao fim do estudo, foi possível identificar dois elementos-chave:  a) o papel da iniciativa privada na capacitação de professores em redes públicas de ensino; b) a emergência de um padrão de formação de professores baseado na noção de experiência educacional, o qual destinar-se-ia a multiplicar-se por todo o País por intermédio do Ministério da Educação e das redes de ensino.

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Biografia do Autor

Pablo Silva Machado Bispo dos Santos, Universidade Federal Fluminense

Professor Adjunto III

Departamento de Ciências Humanas - PCH

Líder do Núcleo de Pesquisas em Instâncias de Socialização e Ppolíticas Públicas - POLIS/UFF

 

Cecilia Neves Lima, Universidade Federal Fluminense

Professora Adjunta I

PCH - Departamento de Ciências Humanas

Referências

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Publicado

09-10-2016

Edição

Seção

Artigos