COMO A AUDITORIA DE ENFERMAGEM PODE INFLUENCIAR NA QUALIDADE ASSISTENCIAL.

Autores

  • Lucrecia Helena Loureiro UniFOA
  • Leandro Martins da Costa Enfermeiro graduado na Universidade Barra Mansa.
  • Vera Lúcia Marques Enfermeiro graduado na Universidade Barra Mansa.
  • Clarice Mayremi Toshimitu Hoyashi Enfermeira Mestre em Ensino de Ciências da Saúde e Meio Ambiente, Docente da Faculdade de Enfermagem UniFOA.

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v10.n19.698

Resumo

O objeto do estudo refere-se a um levantamento bibliográfico de artigos que contextualizam a auditoria de enfermagem e a qualidade assistencial. Têm como objetivos explicar através de um levantamento bibliográfico, de que maneira a auditoria em saúde pode influenciar para a melhoria da qualidade assistencial nas instituições de saúde e identificar quais são os itens indicadores de qualidade na auditoria.Trata-se de uma pesquisa bibliográfica sistemática de caráter descritivo e qualitativo. A seleção dos artigos foi definida em um recorte temporal, entre 2004 à 2013, sendo assim, o número total de trabalhos levantados nesse estudo foram de 19 artigos científicos, utilizados para a discussão 09 artigos de acordo com os conteúdos específicos para o estudo.Quando realizado a busca pelos artigos científicos publicados nos últimos 5 anos, notou-se que eram escassos, e portanto, foi necessário ampliar a busca de artigos para os últimos 10 anos de publicação a partir  de investigações nas fontes eletrônicas do sistema Scientific Eletronic Library On-line (SCIELO), Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), Lilacs, Google acadêmico e revistas de enfermagem indexadas. Foram encontrados 19 artigos de interesse para o estudo e os resultados da pesquisa mostraram que a maioria dos artigos que trataram sobre atuação da auditoria na saúde, abordou que a qualidade é de fato alcançável pelas instituições quando é presente o serviço de auditoria. A busca da qualidade é determinada pela necessidade de sobrevivência das empresas e instituições de saúde, tendo-se como resultado esperado a satisfação do cliente.

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Publicado

18-07-2018

Edição

Seção

Artigos