HISTÓRIA EM QUADRINHOS: ESTRATÉGIA PARA O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DO TEMA “LIXO ELETRÔNICO”

Autores

  • Ana Paula Sodré da Silva Estevão Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
  • Marco Antonio Ferreira da Costa FIOCRUZ - RJ

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v8.n1sup.714

Resumo

O desenvolvimento científico e tecnológico tem avançado muito nos últimos anos e é inegável a relevância da ciência para nossas vidas, já que muitos dos mais importantes assuntos giram em torno de temas científicos. Entretanto, poucos cidadãos são alfabetizados cientificamente e estão preparados para tomar decisões frente aos conteúdos relacionados à ciência. Diante deste cenário, o ensino de ciências possui um papel fundamental, já que é necessário que esteja comprometido com a nossa realidade atual, e nessa linha, nosso objetivo neste artigo é discutir sobre estratégias educativas, como, por exemplo, o uso da história em quadrinhos para o ensino sobre “lixo eletrônico”. A abordagem deste tema possibilita discussões mais abertas na sala de aula sobre a relevância social da Ciência e da Tecnologia, incluindo-se argumentos positivos e negativos da relação entre a sociedade e o universo científico e tecnológico. As histórias em quadrinhos (HQs) foram escolhidas, como instrumento, pois possuem texto simples e curto, a linguagem da imagem, criando uma narrativa dinâmica, com proposição de desafios e atividades cognitivas ao leitor. Em uma sociedade que utiliza amplamente recursos visuais as HQs devem ser consideradas como recurso a favor da educação.

Palavras-chave: história em quadrinhos; lixo eletrônico; ensino de química.

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Biografia do Autor

Ana Paula Sodré da Silva Estevão, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Professora de Química Inorgânica e Ensino de Química do IFRJ campus Duque de Caxias e doutoranda do programa de Pós-graduação em Ensino de Biociências e Saúde - FIOCRUZ - RJ.

Marco Antonio Ferreira da Costa, FIOCRUZ - RJ

Prof. da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio-FIOCRUZ, e do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz – FIOCRUZ – RJ.

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Publicado

17-06-2016