HISTÓRIA EM QUADRINHOS: ESTRATÉGIA PARA O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DO TEMA “LIXO ELETRÔNICO”
DOI:
https://doi.org/10.47385/praxis.v8.n1sup.714Abstract
O desenvolvimento científico e tecnológico tem avançado muito nos últimos anos e é inegável a relevância da ciência para nossas vidas, já que muitos dos mais importantes assuntos giram em torno de temas científicos. Entretanto, poucos cidadãos são alfabetizados cientificamente e estão preparados para tomar decisões frente aos conteúdos relacionados à ciência. Diante deste cenário, o ensino de ciências possui um papel fundamental, já que é necessário que esteja comprometido com a nossa realidade atual, e nessa linha, nosso objetivo neste artigo é discutir sobre estratégias educativas, como, por exemplo, o uso da história em quadrinhos para o ensino sobre “lixo eletrônico”. A abordagem deste tema possibilita discussões mais abertas na sala de aula sobre a relevância social da Ciência e da Tecnologia, incluindo-se argumentos positivos e negativos da relação entre a sociedade e o universo científico e tecnológico. As histórias em quadrinhos (HQs) foram escolhidas, como instrumento, pois possuem texto simples e curto, a linguagem da imagem, criando uma narrativa dinâmica, com proposição de desafios e atividades cognitivas ao leitor. Em uma sociedade que utiliza amplamente recursos visuais as HQs devem ser consideradas como recurso a favor da educação.
Palavras-chave: história em quadrinhos; lixo eletrônico; ensino de química.
Downloads
References
ARAÚJO-JORGE, T.; BORGES, E.L. A expansão da pós-graduação na Fundação
Oswaldo Cruz: contribuição para a melhoria da educação científica no Brasil. R B P G, v. 1, n. 2, p. 97-115, nov. 2004.
AULER, D. Alfabetização científico-tecnológica: um novo “paradigma”? ENSAIO – Pesquisa em Educação em Ciências, v. 5, n. 1, p. 1-16, mar. 2003.
BRASIL. Lei nº 12.305, de 02 de agosto de 2010. Política Nacional de Resíduos Sólidos. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12305.htm>. Acesso em: 03 jul. 2015.
CABELLO, K.S.A.; LA ROCQUE, L.; SOUSA, I.C.F. Uma história em quadrinhos para o ensino e divulgação da hanseníase. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias. v. 9, n. 1, p. 225-241, 2010.
CABELLO, K.S.A.; MORAES, M.O. Como uma cartilha para falar em hanseníase transformou-se em história em quadrinhos. Revista Ciências & Idéias. v.1, n.1, p. 87-92, out. 2009/ mar. 2010.
CARUSO, F.; SILVEIRA, C. Quadrinhos para a cidadania. História, Ciências, Saúde. Manguinhos. v.16, n.1, p.217-236, 2009.
CHADE, J. Brasil é o campeão de lixo eletrônico entre os emergentes. ESTADÃO, São Paulo, 28 fev. 2010. Disponível em: <http://sustentabilidade.estadao.com.br/noticias/geral,brasil-e-o-campeao-do-lixo-eletronico-entre-emergentes,514495 >. Acesso em: 26 de maio de 2015.
COLOMBO, L. O. R.; FAVOTO, T. B.; CARMO, S. N. A evolução da sociedade de consumo. Akrópólis, Umuarama, v. 16, n. 3, p. 143-149, jul./set. 2008.
D’OLIVEIRA, G.F. Saberes enquadrados: histórias em quadrinhos e (re)construções identidárias. 2009. 199f. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, 2009.
EISNER, W. Quadrinhos e Arte Sequencial. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
FERREIRA, J.M.B.; FERREIRA, A.C. A Sociedade da Informação e o desafio da sucata eletrônica. Revista de Ciências Exatas e Tecnologia, v. 3, n. 3, p. 157-170, dez. 2008.
FREITAS, D. A. S. O Discurso da Educação Escolar nas Histórias em Quadrinhos do Chico Bento. 2008. 145f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, 2008.
International Labour Organization. The global impact of e-waste: Addressing the challenge <http://www.ilo.org/sector/Resources/publications/WCMS_196105/lang--en/index.htm>. Acesso em: 02 jun. 2015.
JARCEM, R. G. R. História das Histórias em Quadrinhos. História, imagem e narrativas.
n. 5, ano 3, set. 2007. Disponível em: < http://www.historiaimagem.com.br>. Acesso em: 02 jun. 2015.
KAMEL C.R.L. Ciências e quadrinhos: explorando as potencialidades das histórias como materiais instrucionais. 2006. 113f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biociências e Saúde) - Instituto Oswaldo Cruz/FIOCRUZ, Rio de Janeiro, RJ, 2006.
SANTOS, W.L.P.; MORTIMER, E.F. Tomada de decisão para ação social responsável no ensino de ciências. Ciência & Educação, v.7, n.1, p. 95-111, 2001.
TAVARES, R. Aprendizagem significativa. Conceitos, p. 55-60, jul. 2003/ jun. 2004.
TESTONI, L. A.; ABIB, M. L. V. dos S. Histórias em quadrinhos e o ensino de física: uma proposta para o ensino sobre inércia. In. IX Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 26-30 out. 2004, Jaboticatubas. Disponível em: <http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/epef/ix/sys/resumos/T0229-1.pdf>. Acesso em: 24 jun. 2013.
RAHDE, M. B. Origens e evolução da história em quadrinhos. Revista FAMECOS, Porto Alegre, n. 5, p. 103-106, nov. 1996.
RODRIGUES, A.C. Impactos socioambientais dos resíduos de equipamentos elétricos e eletrônicos: estudo da cadeia pós-consumo no Brasil. Dissertação (Mestrado) – Universidade Metodista de Piracicaba, Faculdade de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo,Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção – Santa Bárbara d’Oeste, SP, 2007.
VERGUEIRO, W. A linguagem dos quadrinhos uma “alfabetização” necessária. In: RAMA, Angela; VERGUEIRO, Waldomiro (Org.). Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2010. p. 31-64.