CARACTERIZAÇÃO DOS TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA INSERIDOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.47385/praxis.v12.n23.726Resumo
Textos de Divulgação Científica (TDC) são utilizados no Ensino de Ciências por contextualizar o conteúdo curricular e relacioná-lo ao cotidiano dos alunos. Os livros didáticos de Ciências apresentam TDC, em sua maioria, adaptados, o que pode interferir no seu conteúdo original. Este trabalho identificou os TDC em nove coleções didáticas de Biologia do Ensino Médio, aprovadas pelo PNLD/2015. Foram encontrados 398 textos, destacando-se a coleção de Favaretto. A maior parte dos textos eram adaptados e estavam em capítulos de Ecologia, Zoologia e Evolução. Os livros utilizaram textos de fontes diversas, porém destacam-se jornais e revistas de DC, como a Ciência Hoje, o que indica a opção por textos com linguagem mais acessível aos alunos. Atenta-se para a importância de analisar estes textos e entender que alterações foram realizadas na inserção dos mesmos nos livros didáticos.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Brasília: MEC/SEF, 2000.
BRASIL. Ministério da Educação. Guia de Livros Didáticos: PNLD 2015: Biologia: Ensino Médio. Brasília: MEC/SEB, 2014.
BUENO, W. Comunicação científica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais. Informação & Informação, Londrina, vol. 15, n. esp, p. 1-12, 2010.
CAVALCANTE FILHO, U.; TORGA, V.L.M. O plurilinguismo da divulgação científica no livro didático de língua portuguesa. Eutomia – Revista de Literatura e Linguística, Recife, v. 12, n. 1, p. 339-358, 2013.
FERREIRA, L.N.A.; QUEIROZ, S.L. Características discursivas de artigos de divulgação científica relacionados à química. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 11, n. 1, p. 21-42, 2012.
FERREIRA, L.N.A.; QUEIROZ, S.L. Textos de Divulgação Científica no Ensino de Ciências: uma revisão. Alexandria - Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 5, n. 1, p. 3-31, 2012.
GALIETA, T. Análise de Discurso de textos do livro didático e de divulgação científica: caracterizando formações discursivas. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 9. Águas de Lindóia, SP, 2013. Atas… Águas de Lindoia: ABRAPEC, 2013.
GOLDBACH, T.; EL-HANI, C.N.; MARTINS, R.C. A difícil tarefa da divulgação da idéia de gene em revistas de divulgação científica no Brasil. In: Reunião da Red POP, 9., Rio de Janeiro, 2005. Atas... Rio de Janeiro: Red POP, 2005.
GOLDBACH, T.; EL-HANI, C.N. Entre Receitas, Programas e Códigos: Metáforas e Idéias Sobre Genes na Divulgação Científica e no Contexto Escolar. Alexandria – Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 153-189, 2008.
GOMES, M.C., DA POIAN, A.T.; GOLDBACH, T. Revistas de Divulgação Científica no Ensino de Ciências e Biologia: contribuições e limitações de seu uso. In: Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente (ENECIENCIAS), 3., 2012, Niterói. Anais... Niterói, 2012.
GONÇALVES, E.M. Os discursos da divulgação científica: Um estudo de revistas especializadas em divulgar ciência para o público leigo. Brazilian Journalism Research, São Paulo, v. 9, n. 2, 2013.
GRILLO, S.; DOBRANSZKY, E.; LAPLANE, A. Mídia impressa e educação científica: uma análise das marcas do funcionamento discursivo em três publicações. Cadernos Cedes, Campinas, v. 24, n. 63, p. 215-236, 2004.
KEMPER, A; ZIMMERMANN, E.; GASTAL, M.L. Textos populares de divulgação científica como ferramenta didático pedagógica: o caso da evolução biológica. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, São Paulo, v. 10, n. 3, p. 25-50, 2010.
LOUREIRO, José Mauro. Museu de ciência, divulgação científica e hegemonia. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 1, p. 88-95, 2003.
MARTINS, I.; CASSAB, M.; ROCHA, M. Análise do processo de re-elaboração discursiva de um texto de divulgação científica para um texto didático. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, São Paulo, v. 1, n. 3, p. 1-9, 2001.
MARTINS, I.; DAMASCENO, A. Uma análise das incorporações de textos de divulgação científica em livros didáticos de ciências. In: Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 8., São Paulo, 2002. Atas... São Paulo: SBF, 2002.
MARTINS, I.; NASCIMENTO, T.; ABREU, T. Clonagem na sala de aula: um exemplo de uso didático de um texto de divulgação científica. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 9, n. 1, p. 95-111, 2004.
NASCIMENTO, T.G. O discurso da divulgação científica no livro didático de ciências: características, adaptações e funções de um texto sobre clonagem. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, São Paulo, v. 5, n. 2, p. 1-13, 2005.
NASCIMENTO, T.G. Leituras de divulgação científica na formação inicial de professores de ciências. 2008. 376f. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) – Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, 2008.
NASCIMENTO, T.G.; REZENDE-JR., M.F. A produção sobre divulgação científica na área de educação em ciências: referenciais teóricos e principais temáticas. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 15, n.1, p. 97-120, 2010.
ORLANDI, E. Divulgação Científica e efeito leitor: uma política social urbana. In: ______. Discurso e texto. Formulação e circulação dos sentidos. Campinas: Pontes, 2001. p. 149-162.
PUIATI, L.; BOROWSKY, H.; TERRAZZAN, E. O texto de divulgação científica como recurso para o ensino de ciências na educação básica: um levantamento das produções nos ENPEC. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), 6., Florianópolis, 2007. Anais... Florianópolis: ABRAPEC, 2007.
ROCHA, M. Textos de divulgação científica na sala de aula: a visão do professor de ciências. Revista Augustus, Rio de Janeiro, v. 14, n. 29, p. 24-34, 2010.
ROCHA, R.B.S.S. Práticas de escrita: texto de divulgação científica em livro didático de Português. Linha d’Água, São Paulo, v. 2, n. 25, p. 185-201, 2012.
SILVA, F.V. Didatização da divulgação científica: uma análise de manuais didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Médio. E-scrita, Nilópolis, v.4, n. 4, 2013.
SOUZA, P.H.R.; ROCHA, M.B. (2014a) Análise do processo de Reelaboração Discursiva na incorporação de um texto de Divulgação Científica no livro de Ciências. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Ponta Grossa, v. 7, n. 1, p. 53-69, 2014.
SOUZA, P.H.R.; ROCHA, M.B. (2014b) Abordagem da mídia impressa em periódicos da área de Ensino de Ciências. In: Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia (SINECT), 4., 2014, Ponta Grossa. Anais... Ponta Grossa: UTFPR, 2014.
SOUZA, P.H.R.; ROCHA, M.B. Sistemática Filogenética em Revista de Divulgação Científica: Análise da Scientific American Brasil. Alexandria – Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v.8, n.1, p.75-99, 2015.
ZAMBONI, L.M.S. Cientistas, jornalistas e a divulgação científica: Subjetividade e heterogeneidade no discurso da divulgação científica. Campinas: Autores Associados, 2001.
ZAMBONI, L.M.S. Heterogeneidade e subjetividade no discurso da divulgação científica. 1997. 211f. Tese (Doutorado em Linguística) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1997.