LAMLEC: A Dimensão Lúdica no Ensino de Ciências

Autores

  • Anderson Domingues Côrrea Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)
  • Valéria Vieira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)
  • Verônica Pimenta Velloso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.25119/praxis-8-15-742

Resumo

O artigo tem por fim apresentar uma análise reflexiva sobre o LAMLEC – Laboratório de Materiais Lúdicos para o Ensino de Ciências, cuja trajetória está vinculada a do próprio Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, onde está sediado. Paralelamente, essa apresentação será articulada a elucidação dos objetivos do laboratório, divulgação das propostas mais recentes para a educação e ensino de ciências, relacionando com as metodologias utilizadas na elaboração e validação dos seus materiais, incluindo a exibição de alguns de seus produtos. O propósito na divulgação de seus materiais e metodologias é de suprir uma carência já observada no ensino de ciências que necessita acompanhar as inovações científicas e tecnológicas presentes no cotidiano do jovem aprendiz. A partir desse objetivo os autores relatam a experiência de unir a divulgação científica à presença do lúdico na construção de materiais, partindo de uma equipe bem diversificada para isso, além de produtos dissemináveis do LAMLEC que podem ser trabalhados na educação formal e não formal, como jogos, histórias em quadrinhos e músicas.

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Publicado

05-07-2016

Edição

Seção

Artigos