ENSINANDO/APRENDENDO SOBRE MAPAS CONCEITUAIS - CONVITE AO USO DE UM MANUAL COMO ORIENTADOR DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
DOI:
https://doi.org/10.47385/praxis.v10.n19.749Resumo
A pesquisa analisa a feitura do produto educacional de um mestrado profissional no Estado do Rio de Janeiro. A partir de um trabalho com os mapas conceituais apresenta o manual que pretendeu ser utilizado como mais um apoio para práticas pedagógicas por possuir noções dos fundamentos teóricos ligados aos mapas conceituais e por trabalhar algumas estratégias de utilização com dicas e exemplos dos mapas. O manual é construído no aprendizado das regras de construção, elaboração e a aplicação de atividades que prescindem da utilização de computadores e/ou softwares para sua realização, bastando para tal, lápis e papel e a dinâmica do corpo a corpo que deve imperar na sala de aula. A compreensão dos fundamentos e das práticas contidas no produto final vislumbra a versatilidade do instrumento uma vez que pode ser utilizado como instrumento didático-pedagógico no ensino de qualquer disciplina, tanto para o reforço da compreensão quanto para a verificação da aprendizagem, além de funcionar muito bem para a identificação de conceitos mal compreendidos. As novas metodologias propostas devem ser capazes de aperfeiçoar o ato de ensinar em um constante enriquecimento de sua ação pedagógica ao mesmo tempo, em que possa incentivar ao aluno, a capacidade de se tornar um partícipe ativo de seu processo de aprendizagem, enriquecendo os elementos de sua autonomia, empoderamento e sujeito da educação no mundo.
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Referências
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