ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DE DEMONSTRAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA FORMAÇÃO CRÍTICA NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

Autores

  • MARCELO SOUZA PAULA Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v10.n20.774

Resumo

O presente artigo trata-se de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa no qual visa discutir a importância do uso de atividades experimentais de demonstração em sala de aula para a construção dos conceitos científicos dos estudantes. Destaca as contribuições dessas atividades para a formação científica em educação em ciências, proporcionando a capacidade de Tomada de Decisões na sociedade em que esses estudantes estão inseridos, principalmente no tocante à relação com os fenômenos da natureza. Discute a relação dessas atividades com a capacidade potencial em desenvolver uma aprendizagem significativa. Apresenta importantes abordagens acerca do estudo Vygotsky para esse campo de discussão, em especial a interface do uso dessas atividades com o desenvolvimento da capacidade de trabalho em grupo, fortalecendo o processo de interação social. Este estudo intensifica ainda a discussão no que tange a importância desse recurso como caminho eficaz para o fortalecimento do processo de alfabetização científica dos estudantes.

 

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Publicado

04-12-2018

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Artigos