Sala Verde Paraíba do Sul: avanços e perspectivas.
DOI:
https://doi.org/10.47385/praxis.v9.n17.781Resumo
O artigo em tela tem por objetivo informar o processo de criação da Sala Verde Paraíba do Sul instalada nas dependências de um Centro Universitário localizado em Volta Redonda/RJ, suas peculiaridades, fragilidades e potencialidades, bem como elencar as atividades desenvolvidas pela mesma desde o início de suas atividades até os dias atuais, destacando os projetos de educação ambiental de caráter formal e não-formal em curso e aqueles concretizados que se consubstanciam em palestras, oficinas, participação em eventos, seminários, visitas orientadas, reuniões de trabalho, cooperação com órgãos públicos, instituições de ensino, capacitação, produção de material didático, etc. Pretende-se também destacar a importância da mesma como espaço socioambiental privilegiado para a difusão da Educação Ambiental na cidade e adjacências e seu papel auxiliar na formação acadêmica dos alunos dos cursos de graduação em Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Ciências Biológicas, Design e Sistemas de Informação. A pesquisa visa supletivamente aferir se a sala em questão tem atingido seus objetivos maiores conforme especificado no edital do Departamento de Educação Ambiental subordinado ao Ministério do Meio Ambiente como lócus socioambiental que além do acesso à informação, ofereça a possibilidade de reflexão e construção do pensamento/ação ambiental e perspectivas para um futuro mais sustentável.
Downloads
Referências
BRASIL. Constituição Federal de 05 de outubro de 1988. Brasília. Distrito Federal.
______. Lei Federal nº 6.938/81. Política Nacional do Meio Ambiente, 1981. Brasília. Distrito Federal.
______. Lei Federal nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 1996. Brasília. Distrito Federal.
______. Lei Federal nº 9.795/99. Política Nacional de Educação Ambiental, 1999. Brasília. Distrito Federal.
______. Projeto político-pedagógico aplicado a Centros de Educação Ambiental e a Salas Verdes: manual de orientação. Brasília: Ministério do Meio Ambiente/Centro de Informação, Documentação Ambiental e Editoração, 2005. Disponível em: http://www.mma.gov.br/estruturas/educamb/arquivos/ceas_ppp.pdf. Acesso em: 23 jun. 2016.
CASTRO, M. L. & CANHEDO Jr. S. G. Educação Ambiental como Instrumento de Participação.In:Philippi Jr. A. &Pelicioni M. C. F. (orgs.) Educação Ambiental e Sustentabilidade. Editora Manole, 2ª Edição, Barueri/SP, 2014. pp 465-475.
CORREIA, C. J. da SILVA. O projeto sala verde em União dos Palmares/AL: possibilidades e desafios de um centro de referência em Educação Ambiental. Revista Ambiente & Educação. V.17, nº 2. 2012.
FONSECA, J. M.&FRENEGOZO, R. Educação Ambiental desenvolvida pela Sala Verde Frei Paulino em Divinópolis/MG: projeto reciclando. Natureza online. 2012.
JACOBI, P. R. Governança ambiental, participação social e educação para a sustentabilidade. In:Philippi Jr. A.; Sampaio C. A. C & Fernandes V. (orgs.) Gestão de natureza pública e sustentabilidade. Editora Manole, Barueri/SP, 2012. pp 343-361.
Lei Municipal nº 4.438/08. Dispõe sobre a criação do Código Municipal de Meio Ambiente de Volta Redonda. Volta Redonda/RJ.
MILARÉ, É. Direito do Ambiente: a gestão ambiental em foco. Editora Revista dos Tribunais. 6ª Edição. 2009. 1343p.
http://www.mma.gov.br/educacao-ambiental/educomunicacao/salas-verdes#oprojeto. (Site do Ministério do Meio Ambiente). Acesso em 21/06/16.
http://www.ceivap.org.br/usoagua.php. (Site do Comitê de Integração da Bacia do Rio Paraíba do Sul). Acesso em 24/06/16.
Princípio 10. Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. 1992.
www.portalvr.com (Site do Portal Institucional da Prefeitura Municipal de Volta Redonda/RJ) Acesso em 22/06/2016.
Recomendação nº 07 da Conferência Intergovernamental sobre Educação Ambiental aos Países Membros. 1977.
Relatórios digitais relativos aos anos de 2014 e 2015 fornecidos pela Coordenação da Sala Verde Paraíba do Sul.