O Curso de Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância: uma experiência no Internato de Saúde Coletiva do Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA

Autores

  • Márcia Dorcelina Trindade Cardoso Mestranda do Programa de Mestrado em Ensino em Ciência da Saúde e do Meio Ambiente – UniFOA
  • Maria Auxiliadora Motta Barreto Docente do Programa de Mestrado em Ensino em Ciência da Saúde e do Meio Ambiente – UniFOA, Doutora em Psicologia como Profissão e Ciência, Mestre em Educação, Psicóloga.

DOI:

https://doi.org/10.25119/praxis-2-4-959

Palavras-chave:

AIDPI, discentes, medicina preventiva.

Resumo

A Atenção Integrada as Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI) constitui uma estratégia formulada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), baseada em evidências cientificas, que foi adotada pelo Ministério da Saúde do Brasil (MS) em 1996, com algumas adaptações, de acordo com as características epidemiológicas e as normas nacionais do Programa de Atenção à Criança. Desde 1997, a AIDPI, foi implantada progressivamente em vários Estados e Universidades brasileiras. Em 2000, o Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), introduziu a capacitação em AIDPI no Internato de Saúde Coletiva do Curso de Medicina, almejando uma melhor preparação discente, segundo os preceitos curriculares para a formação do médico generalista, com atividades práticas preceptoradas, nas Unidades de Saúde da Família (USF). Após a capacitação aconteceram, mudanças significativas no resultado dos testes usados para mensuração do conhecimento dos discentes quanto, à utilização de critérios padronizados e simplificados, de avaliação, classificação e tratamento de acometimentos prevalentes na infância, propiciando ainda detecção precoce de intercorrências com possibilidade de risco de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMARAL, J. J. F. do e PAIXÃO, A. C. da. AIDPI para o Ensino Médico: Manual de Apoio. 3.ed. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2004.

ANDRADE, F.M. Oliveira. O Programa Saúde da Família no Ceará: uma análise de sua estrutura e funcionamento. Fortaleza, 1998 220p.

BENGUIGY.Y. Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância. Washington, DC: Organização PanAmericana da Saúde,1997.

GRISI.S.; OKAY.Y.; SPEROTTO.G. Estratégia Atenção Integrada às Doenças Prevalentes da Infância. AIDPI. Washington, DC: Organização PanAmericana da Saúde, 2005.

MENDES. E. V. A Organização da Saúde no Nível Local. São Paulo, 1998. p. 38-39.

ORGANIZAÇÃO PANAMERICANA DA SAÚDE. AIDPI para o ensino médico. Brasília, DF, 2002.

ORGANIZAÇÃO PANAMERICANA DA SAÚDE. Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância. AIDPI: Avaliação nas Unidades de Saúde. Brasilia, DF, 2002.

Downloads

Publicado

28-03-2017

Edição

Seção

Artigos