O Curso de Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância: uma experiência no Internato de Saúde Coletiva do Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA

Autores/as

  • Márcia Dorcelina Trindade Cardoso Mestranda do Programa de Mestrado em Ensino em Ciência da Saúde e do Meio Ambiente – UniFOA
  • Maria Auxiliadora Motta Barreto Docente do Programa de Mestrado em Ensino em Ciência da Saúde e do Meio Ambiente – UniFOA, Doutora em Psicologia como Profissão e Ciência, Mestre em Educação, Psicóloga.

DOI:

https://doi.org/10.25119/praxis-2-4-959

Palabras clave:

AIDPI, discentes, medicina preventiva.

Resumen

A Atenção Integrada as Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI) constitui uma estratégia formulada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), baseada em evidências cientificas, que foi adotada pelo Ministério da Saúde do Brasil (MS) em 1996, com algumas adaptações, de acordo com as características epidemiológicas e as normas nacionais do Programa de Atenção à Criança. Desde 1997, a AIDPI, foi implantada progressivamente em vários Estados e Universidades brasileiras. Em 2000, o Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), introduziu a capacitação em AIDPI no Internato de Saúde Coletiva do Curso de Medicina, almejando uma melhor preparação discente, segundo os preceitos curriculares para a formação do médico generalista, com atividades práticas preceptoradas, nas Unidades de Saúde da Família (USF). Após a capacitação aconteceram, mudanças significativas no resultado dos testes usados para mensuração do conhecimento dos discentes quanto, à utilização de critérios padronizados e simplificados, de avaliação, classificação e tratamento de acometimentos prevalentes na infância, propiciando ainda detecção precoce de intercorrências com possibilidade de risco de vida.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

AMARAL, J. J. F. do e PAIXÃO, A. C. da. AIDPI para o Ensino Médico: Manual de Apoio. 3.ed. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2004.

ANDRADE, F.M. Oliveira. O Programa Saúde da Família no Ceará: uma análise de sua estrutura e funcionamento. Fortaleza, 1998 220p.

BENGUIGY.Y. Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância. Washington, DC: Organização PanAmericana da Saúde,1997.

GRISI.S.; OKAY.Y.; SPEROTTO.G. Estratégia Atenção Integrada às Doenças Prevalentes da Infância. AIDPI. Washington, DC: Organização PanAmericana da Saúde, 2005.

MENDES. E. V. A Organização da Saúde no Nível Local. São Paulo, 1998. p. 38-39.

ORGANIZAÇÃO PANAMERICANA DA SAÚDE. AIDPI para o ensino médico. Brasília, DF, 2002.

ORGANIZAÇÃO PANAMERICANA DA SAÚDE. Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância. AIDPI: Avaliação nas Unidades de Saúde. Brasilia, DF, 2002.

Publicado

2017-03-28

Número

Sección

Artigos