Estudo de caso e sala cooperativa Jigsaw na promoção da aprendizagem de periculosidade de substâncias químicas
DOI:
https://doi.org/10.47385/praxis.v12.n24.1523Keywords:
Sala cooperativa Jigsaw. Estudo de caso. Segurança no trabalho.Abstract
A pesquisa aborda a aplicação da metodologia de Estudo de Caso, em uma turma do curso técnico em segurança do trabalho, na disciplina Química. O caso incentiva a tomada de decisão dos alunos ao confeccionarem uma cartilha lúdica sobre a periculosidade das substâncias químicas, a fim de conscientizar trabalhadores de uma refinaria de petróleo sobre os riscos químicos. Para o estudo de produtos perigosos, foi adotada a sala de aprendizagem cooperativa Jigsaw durante quatro encontros e os alunos construíram mapas conceituais sobre às classes. A associação das metodologias ativas de ensino proporcionou um ambiente interativo e motivador para os alunos.
Downloads
References
ARAÚJO, U. F.; FRUCHTER, R.; GARBIN, M. C.; PASCOALINO, L. N.; ARAÚJO, V. A. A. The reorganization of time, space, and relationships in school with the use of active learning methodologies and collaborative tools. ETD – Educação Temática Digital. Campinas: Unicamp, v. 16, n. 1, p. 84-99, 2014. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/index.php/article/view/0000018044/64ca044a4a1ed54cfdd8fbb5bdaf1e2a/. Acesso em: dez. 2017.
COCHITO, M. I. G. S. Cooperação e aprendizagem: educação intercultural. Lisboa: ACIME, 2004. Disponível em: <http://cidadaniaemportugal.pt/wp-content/uploads/recursos/cooperacao-e-aprendizagem.pdf>. Acesso em: dez. 2017.
FATARELI, E. F.; FERREIRA, L. N. A.; FERREIRA, J. Q.; QUEIROZ, S. L. Método Cooperativo de Aprendizagem Jigsaw no Ensino de Cinética Química. Química Nova na Escola, v. 32, n. 3, p. 161-168, 2010. Disponível em: http://webeduc.mec.gov.br/portaldoprofessor/quimica/sbq/QNEsc32_3/05-RSA-7309_novo.pdf. Acesso em: dez. 2017.
HERREID, C. F. Case studies in science – A novel method of science education. Journal of College Science Teaching, v. 23, n.4, p. 221-229, 1994. Disponível em: http://sciencecases.lib.buffalo.edu/cs/pdfs/Novel_Method.pdf. Acesso em: dez, 2017.
MENGDUO, Q.; XIAOLING, J. Jigsaw Strategy as a Cooperative Learning Technique: Focusing on the Language Learners. Chinese Journal of Applied Linguistics (Bimonthly), v. 33, n. 4. Retrieved from, 2010. Disponível em: http://www.celea.org.cn/teic/92/10120608.pdf. Acesso em: dez. 2017.
MORENO, L. R.; SONGSONO, M. C.; BATISTA, S. H. S.; BATISTA, N. A. Mapa conceitual: ensaiando critérios de análise. Ciência & Educação, v. 13, n. 3, p. 453-46, 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132007000300012&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: dez, 2017.
SÁ, L. P.; QUEIROZ, S. L. Estudo de casos no Ensino de Química. Campinas: Editora Átomo, 2009.