Circo na escola
do ensino superior a educação básica
DOI:
https://doi.org/10.47385/praxis.v14.n28.3989Abstract
O circo é uma manifestação artística e popular que envolve a cultura corporal do movimento, no qual pode proporcionar a crianças e jovens conhecimentos, habilidades e vivências de elementos de cooperação, consciência corporal e habilidades motoras básicas, sendo assim, elemento indispensável na escola. O presente artigo tem como objetivo apresentar a construção e o desenvolvimento das ações decorrentes da proposta Circo na escola desenvolvida no componente curricular de Educação, Corpo e Arte de um curso de Pedagogia da cidade de Santo Ângelo. A proposta busca estimular os licenciandos da 1ª, 3ª e 5ª fases do curso a abordar e dialogar sobre a ludicidade, jogos e brincadeiras na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental de forma prática, dinâmica e criativa, a fim de experienciar as trocas, principalmente com a confecção de instrumentos de arte circenses por meio de materiais alternativos. Por meio das discussões nos diários de bordo desses licenciandos apresentamos de forma reflexiva a constituição da formação de licenciandos ao realizar a proposição Circo na escola. Por fim, podemos afirmar com base nos fragmentos dos estudantes que a proposta Circo na escola foi importante no processo de formação profissional docente dos licenciandos em Pedagogia, pois as atividades circenses vivenciadas pelos acadêmicos se constituíram como instrumentos de possibilidades da cultura corporal do movimento, de desenvolvimento de habilidades motoras e a discussão de valores.