Teaching ink signature to the blind through practical approaches to the dimensions of Computational Thinking

Authors

Keywords:

Teaching, Inclusive Education, Computational Thinking

Abstract

Accessibility to all content for a person with a disability is the responsibility of an inclusive society. Therefore, the work is a report on the experience of teaching a congenitally blind adult person to sign in ink. The methodological approach was a qualitative exploratory case study, focusing on private lessons given to a music teacher and pedagogue who was considered illiterate on his identity card because he did not sign in ink. The activities were structured based on the teacher's experience in teaching blind children to sign using the skills of unplugged Computational Thinking, focusing on Piaget's reflective abstraction. The study highlights that reflective thinking helped the teacher understand the letters of the name and the Computational Thinking skills were used in activities that led the teacher to learn in 15 days what he had not learned in 38 years, leading him to several embarrassments such as always having to sign documents on demand. The results showed that, with a methodological approach sensitive to individual needs, it is possible to teach a congenitally blind person to sign in ink, quickly and reflectively. We conclude that personalized, collaborative teaching between teachers and students achieves results quickly and, from the new identity with the signature, the blind person in question gains self-esteem and citizenship.

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Author Biographies

Kelly Cristina Martins, Fluminense Federal University

Doutoranda no programa de Pós- Graduação em Ciências, tecnologia e Inclusão; Mestre em Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense-UFF- (2019). pós graduada em Gestão, Supervisão e Inspeção Escolar pela Faculdade Metodista Granbery (2010), Formada em Pedagogia pela Universidade Salgado de Oliveira-UNIVERSO (2008). Atuou como auxiliar executiva no departamento da pessoa com Deficiência (DPT) , atuou como supervisora e orientadora educacional no SE do Estado de Minas Gerais. tem experiência como professora de Braille, tutora em cursos EAD pela Universidade Federal de Juiz de Fora, professora de cursos preparatórios para concurso. Atualmente é professora efetiva na rede municipal de ensino de Juiz de Fora MG atuando como professora na área da Educação Especial e Inclusiva e educação infantil. Faz parte do Núcleo de Educação Inclusiva Galileu Galilei.

Ruth Maria Mariani Braz, CMPDI/UFF

Doutora em Ciências e Biotecnologia pela Universidade Federal Fluminense. Especialização Lato Sensu em Educação Física Especial na Área de Deficiência Mental (Universidade Castelo Branco). Tenho a graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro . Sou professor docente I - Secretária de Educação do Estado do Rio de Janeiro, atualmente leciono no Instituto de Educação Professor ismael Coutinho (IEPIC), como apoio técnico pedagógico na sala de Recursos Multifuncional. Atuo como coordenadora executiva do projeto Internacional Spreed The Sign no Brasil Desenvolvo pesquisas ligados à Educação Inclusiva, tecnologia assisitvas, confecção de materiais adaptados com o intuito de auxiliar os alunos com necessidades educacionais especiais nas classes regulares de ensino, filosofia esta que defendo e é adotada atualmente nas instituições na qual trabalho. Tenho experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Inclusiva, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de docentes, políticas publicas, diversidade, sensibilização, adaptação de materiais e brincar.

Graziela Ferreira Guarda, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Ciências, Tecnologias e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestre em Engenharia Elétrica com linha de pesquisa em Gestão de Tecnologia da Informação (GTI) pela Universidade de Brasília (UnB) e Bacharel em Ciência da Computação pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). Desenvolve pesquisas em Educação em Computação, Informática em Educação, Pensamento Computacional, STEM, Aprendizagem Criativa, Robótica Educacional e Interfaces Tangíveis de Usuário. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Programação, Eletrônica e Modelagem de Banco de Dados. Foi membro do comitê gestor da Comissão Especial de Informática na Educação (CEIE/SBC) - 2022-2023, é membro do comitê gestor da Comissão Especial em Educação em Computação (CEduComp/SBC) - 2023-2024; 2024-2025, além de editora associada da Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE/SBC) - 2023-2024.

Ana Isabel de Azevedo Spinola Dias, Universidade Federal Fluminense

Possuo graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (1986), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999). Realizei Doutorado Sanduíche na Université de Saint-Etienne, França. Atualmente sou Professor Associado IV da Universidade Federal Fluminense. De 1990 a 2006 estive lotada no Departamento de Análise (GAN) do Instituto de Matemática, e desde 2007, estou lotada no Departamento de Ciências da Natureza da UFF, em Rio das Ostras. Atuei principalmente nos seguintes temas: Novas Tecnologias no Ensino, Álgebra Linear, Teoria das Categorias, Educação Matemática e Ensino a Distância. De abril a junho de 2010 estive em Capacitação supervisionada pela Prof. Nair M.M. Abreu na área de Teoria Espectral de Grafos, na COPPE/UFRJ (Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção). Participei de projetos de ensino, pesquisa e extensão na UFF, além de minhas atividades de ensino. Estive responsável pela chefia do Depto de Ciências da Natureza de agosto de 2018 a julho de 2021. De junho de 2022 a maio de 20243, desenvolvi estágio de pós doutorado sob supervisão do Prof. Sérgio Crespo Coelho da Silva Pinto, vinculado ao Programa de Pós Graduação em Ciência, Tecnologia e Inclusão (PGCTIn/UFF), com projeto de título "Aprendizagem de Matemática de estudantes cegos ou com baixa visão na perspectiva do Pensamento Computacional e da Teoria das Representações Semióticas".

Sérgio Crespo Coelho da Silva Pinto, Fluminense Federal University

Professor Adjunto na Universidade Federal Fluminense UFF. Docente credenciado como membro permanente do Programa de Doutorado em Ciência, Tecnologia e Inclusão da UFF. Líder do grupo de pesquisa CNPq: TeCEADI+: Tecnologias Computacionais no ensino e aprendizagem na ótica da Diversidade, Inclusão e Inovação. Foi professor convidado no Programa de Mestrado em TICs na Universidade Tecnológica do Panamá.Possui graduação em Tecnólogo Em Processamento de Dados pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1987), Mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - COPPE-Sistemas (1995) e Doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000). Atuou como professor Titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos de 1990 a 2013, - Fez parte do comitê editorial da Revista Brasileira de Informática na Educação (1414-5685) . Passou de Abril de 2013 a Novembro de 2013 como Professor Visitante no DCC-UFMG. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: Diversidade e Inclusão, Educação a Distância, Informática na Educação e engenharia de software aplicada a educação

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Published

2025-09-06