Estudo de caso vivo
avaliação formativa e produção de cuidado em Saúde Coletiva
Keywords:
Avaliação Formativa, Ensino Superior, Saúde Coletiva, Aprendizagem significativaAbstract
O artigo relata a experiência de uma estratégia avaliativa baseada no estudo de caso vivo, implementada na disciplinaEducação Física e Saúde Coletiva, na Universidad de la República (Uruguai). Ancorada na pedagogia freireana e nos princípios da avaliação formativa, a proposta articulou teoria e prática em um processo que envolveu diagnóstico inicial, acompanhamento processual e síntese avaliativa. A experiência foi conduzida com 80 estudantes e combinou atividades teóricas e práticas com usuários reais. Os resultados indicam que a metodologia favoreceu aprendizagens significativas, o desenvolvimento de competências críticas e a aproximação com os princípios da clínica ampliada. Apesar dos desafiosinstitucionais, como turmas numerosas e carência de docente ajudante, a estratégia demonstrou potencial transformador na formação de profissionais da saúde, promovendo autonomia, diálogo e humanização no processo avaliativo.
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