A Abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino de Química
DOI:
https://doi.org/10.25119/praxis-5-10-614Abstract
O objetivo deste trabalho é relatar a inserção da abordagem do conteúdo de polímeros, no ensino-aprendizagem de Química, em uma turma de Ensino Médio de uma escola pública no estado do Rio de Janeiro e analisar tal abordagem com base nas categorias de ensino em CTS proposta por Aikenhead (1994). A observação participante foi o método de coleta de dados escolhido por ser a sala de aula o cenário de investigação. Os resultados apontam que embora a abordagem CTS tenha sido utilizada para organizar o conteúdo de Química e a sua sequência o conteúdo CTS foi o foco da abordagem. E, embora a introdução deste tema possa favorecer o entendimento da relação entre ciência-tecnologia-sociedade, consideramos que para uma prática mais dialógica e comprometida com a realidade científica, tecnológica e socioambiental são necessários novos posicionamentos de alunos e professores.
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