A ABORDAGEM CTS-ARTE NOS ESTUDOS DAS ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ESGOTO: UMA PRÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL.
DOI:
https://doi.org/10.25119/praxis-6-11-615Abstract
O tema “Estações de Tratamento de Esgoto” é de extrema relevância quando se busca a formação de cidadãos com capacidade de interpretação e criticar o meio que está inserido. Com intuito de estabelecer uma formação mais crítica, que aproxime as áreas exatas das áreas humanas e de ampliar a compreensão do outro, o presente trabalho busca a aproximação da Arte com a Educação em Química e, para isso, utiliza como referencial teórico a estratégia didática CTS- ARTE (Ciência, Tecnologia e Sociedade). O trabalho é desenvolvido em duas principais etapas: 1) Elaboração e aplicação das aulas; 2) Elaboração da pesquisa, que consiste em analisar o conteúdo da arte desenvolvida pelos alunos, cujo principal objetivo é encontrar as relações diretas e indiretas com todas as fases desenvolvidas durante o trabalho, sendo essas: literatura de cordel, ETE (Estação de tratamento de esgoto), conteúdo científico de separação de mistura, o momento político que a cidade estava vivendo. Os alunos, na sua maioria tiveram falas que expuseram nas suas artes todos os outros temas com a política, ou seja, a falta da mesma na cidade onde residem.
Downloads
References
AIKENHEAD, Glen. Educación Ciência-Tecnología-Sociedad (CTS): una buena idea como quiera que se le llame. Cidade do México, Educación química, v. 2, n. 16, p. 114-124, Abril, 2005.
AIKENHEAD, Glen. What is STS Science Teaching? In: SOLOMON, J., Aikenhead, G. STS education: international perspectives on reform. Teachers College Press, 1994. Disponível em: <http://www.usask.ca/education/people/aikenhead/sts05.htm>. Acesso em: 07 jun. 2013.
AULER, Décio. Enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade: pressupostos para o contexto brasileiro. Ciência & Ensino, Piracicaba, v. 1, n. especial, Novembro, 2007.
BAY, D. M. D. Arte e sociedade: pinceladas num tema insólito. Caderno de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas, Florianópolis, n. 78, p. 2-18 , Março, 2006.
BERNARDO, José Roberto da Rocha. A construção de estratégias para abordagem do tema energia a luz do enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) junto a professores de Física do Ensino Médio. 2008. Tese (Doutorado em Ensino de Biociências e Saúde) – Instituto Oswaldo Cruz, IOC, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 2008.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Ministério da Educação – Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Médio e Tecnológica, 2000.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Ministério da educação. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF. 1998. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencias.pdf>. Acesso em: 06 jun. 2013.
BRASIL.Parâmetros Curriculares Nacionais de 5ª a 8ª Séries: Arte. Secretaria de Educação Fundamental, Brasília: MEC/SEF, 1998.
BUSH, V. Science: The Endless Frontier – A Report to the President by Director of the Office of Scientific Research and Development, Washington, July, 1945.
CANDAU, V. M. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In: MOREIRA, Antônio Flávio; CANDAU, Vera Maria (Orgs.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis: Editora Vozes, 2010.
ECO, Umberto. Obra aberta. São Paulo: Editora Perspectiva, 2010. 284p.
LIMA, G. F. da Costa. Crise ambiental, educação e cidadania: os desafios da sustentabilidade emancipatória. In Educação Ambiental repensando o espaço da cidadania. Loureiro, C. F.;
MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.
MORIN, E. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. 128p.
MOREIRA, A. F.; CANDAU, V. N. Educação escolar e culturas. Revista Brasileira de Educação, n 23, p. 156-168. Maio 2003.
OLIVEIRA, R. D. V. L.; QUEIROZ, G. R. P. C. Educação em Ciências e Direitos Humanos: reflexão-ação em/para uma sociedade plural. Rio de Janeiro, Multifoco, 2013, 97p.
_________________. Poesia Ambiental de João Batista Melo: Poeta popular/ que tem muito a ensinar/ veio do sertão ao rio/ pra sua cultura divulgar. Sergipe, Scientia Plena, v. 9. p. 1-9. 2013b.
PORTINARI, J. C. Mais do que um documento testemunhal – Candido Portinari: “Trabalho de amor e técnica”. In: Linhares, C. (Org.) Portinari e a cultura brasileira: um convite à educação a contrapelo. Niterói, RJ: Eduff, 2011.
RANCIÉRE, J. Entrevista. Ciência e Cultura, São Paulo, vol. 57, n.4, out/ Dez. 2005. Disponível em: <http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?pid=S0009-67252005000400011&script=sci_arttext> Acesso em: 05 jun. 2013.
RICHTER, I. M. Arte-Educação Intercultural: pensando a realidade brasileira. In: INCLE, G. (Org.) Pedagogia da arte: entre-lugares da criação. Rio Grande do Sul, Editora UFRGS, 2010. 195p.
SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. F. Tomada de decisão para ação social responsável no Ensino de Ciências. Ciência & Educação, Baurú, v. 7, n. 1, p. 95-111, 2001.
SILVA, E. M. A.; ARAÚJO, C. M. Tendências e concepções do ensino de arte na educação escolar brasileira: um estudo a partir da trajetória histórica e sócio-epistemológica da arte/educação. In: reunião anual da ANPED, 30., 2007, Caxambu. Memórias da ANPED, 2007, p. 1 - 18.
SNOW, C. P. As duas culturas e uma segunda leitura. São Paulo: Edusp, 1995, 136p.
http://sec.sbq.org.br/cdrom/34ra/resumos/T0354-1.pdf
SCHNETZLER, R. P.; SANTOS, W. L. P. Educação em Química: compromisso com a cidadania. Rio Grande do Sul: Editora Unijuí. 2003, 144p.
http://www.oei.es/seminarioctsm/PDF_automatico/A1textocompleto.pdf
VON SPERLING, M. Princípios do Tratamento Biológico de Águas Residuárias: Introdução à Qualidade das Águas e ao Tratamento de Esgotos. 3. ed. Belo Horizonte: Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, v.1, 2005, 452 p.