A Bioestatística em contexto para o estudante de graduação: relato de experiência de uma prática interdisciplinar para o curso de Ciências Biológicas
DOI:
https://doi.org/10.25119/praxis-5-10-626Abstract
Neste relato de experiência buscou-se ressaltar a necessidade de integrar conhecimentos de diferentes áreas com o objetivo de construir um conhecimento palpável em experiências reais, contextualizadas, com significado para o aprendiz. A experiência pessoal relatada é o resultado de uma atividade prática interdisciplinar que envolveu as disciplinas de Bioestatística, Ecologia e Zoologia. Foi realizada uma prática integrada em campo, com as referidas disciplinas, tendo como uma das finalidades, além de trabalhar a interdisciplinaridade, proporcionar aos alunos a compreensão da importância de Bioestatística em suas futuras atividades como biólogos. Os alunos receberam um projeto de grupo, envolvendo coleta e análise de dados, que foi monitorado periodicamente. A turma, composta por 24 alunos, foi dividida em quatro grupos de seis alunos, sendo cada grupo responsável por seu próprio conjunto de dados, recolhidos por eles mesmos nos jardins do campus universitário. Assim, para cada grupo foi atribuída a tarefa de fazer um relatório de pesquisa, onde deveriam apresentar sua hipótese, analisá-la e comprová-la, explicando os padrões encontrados com base na teoria ecológica. Desta forma, observou-se a construção do raciocínio para testar diferentes hipóteses, iniciado desde a análise dos transectos individuais, até a análise comparativa dessas faixas de observação em relação ao seu posicionamento no campus. Sendo possível constatar que o diálogo entre as disciplinas envolvidas neste estudo, exaltado pelos discentes, proporcionaram um aprendizado prazeroso e contextualizado.Downloads
Download data is not yet available.