UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EXPRESSA NAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.25119/praxis-7-13-658Abstract
Pela gravidade da situação ambiental em todo o mundo, tornou-se indiscutível a necessidade de se abordar a temática ambiental em todos os níveis escolares. Diante deste cenário, este trabalho se propõe a analisar como a Educação Ambiental é apresentada e sugerida aos docentes e as instituições de ensino, nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. O estudo pautou-se na análise documental dessas diretrizes, cujos resultados sugerem que a Educação Ambiental não se limita à preservação do meio ambiente, mas incorpora os aspectos sociais, econômicos, éticos e políticos.Downloads
Download data is not yet available.
References
ALMEIDA, M.P.Q; OLIVEIRA, C.I. Educação Ambiental: importância da atuação efetiva da escola e do desenvolvimento de programas nesta área. Revista Eletrônica de Mestrado em Educação Ambiental, v. 18, p. 12-24, 2007.
ARDOINO, J. Nota a Propósito das Relações entre a Abordagem Multirreferencial e a Análise Institucional. In: Barbosa J.G, org. Multirreferencialidade nas Ciências e na Educação. São Carlos, UFSCar, 1998.
BECK, C. G; ARAUJO, A. C.; CÂNDIDO, G. A. Problemática dos Resíduos Sólidos Urbanos do Município de João Pessoa: Aplicação do Modelo P-E-R. Qualit@s Revista Eletrônica, v. 8, n. 3, 2009.
BERNARDES, M. B. J.; PRIETO, E. C. Educação Ambiental: disciplina versus tema transversal. Revista Eletrônica Mestrado em Educação Ambiental, v. 4, p. 173-185, 2010.
BRASIL. Constituição da República federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Brasília, DF, Senado, 1988.
BRASIL. Lei n. 9.795, de 27 de abril de 1999. Estabelece a política nacional de educação ambiental. Brasília, 1999.
BRASIL. Resolução nº2, de 15 de junho de 2012. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Diário Oficial da União. Brasília: DOU, 2012.
CARVALHO, I. C. de M., Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. 4ª edição. São Paulo: Cortez, 2008.
DIAS, G. F. Educação Ambiental: princípios e práticas. 9ª edição. São Paulo: Gaia, 2004.
DUTRA, F.; TERRAZZAN, E. A. E. Reflexos das normativas legais sobre formação de professores da educação básica em configurações curriculares de cursos de licenciatura em química e formação da identidade profissional docente. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 14, n. 1, p. 169-180, 2012.
FREITAS, C. C. de. Sustentabilidade no ensino superior: uma pratica transdisciplinar na formação de professores, Goiânia: Kelps, 2008.
LEFF, E. Epistemologia ambiental. 2ª edição. São Paulo: Cortez, 2002.
LIRA, W. S.; CÂNDIDO, G. A. Análise dos Modelos de Indicadores no Contexto do Desenvolvimento Sustentável. Revista Perspectivas Contemporâneas, v. 3, n. 1, p. 31-45, 2008.
LUDKE, M; ANDRE, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativa. São Paulo: EPU, 1986.
MARTINS, L. M. S. M. Educação Ambiental – uma perspectiva transdisciplinar no Ensino Superior. In: II SEAT – SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E TRANSDISCIPLINARIDADE, 2, 2011, Goiânia. Anais II SEAT- Simpósio de Educação Ambiental e Transdisciplinaridade, 2011.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Brasília: Cortez, UNESCO, 2005.
SANTOS, A. S. R dos. Educação Ambiental e o poder público. Disponível em: http://www.aultimaarcadenoe.com.br/educacao-ambiental-3, 2000. Acesso 20 de março de 2014.
SILVA, A. S. Educação Ambiental: aspectos teóricos-conceituais, legais e metodológicos. Educação em Destaque, v. 1, n. 2, p. 45-61, 2008.
SILVA, P. O; VIEIRA, V. T; HENNING, P. C. Educação ambiental e discursos midiáticos: gerenciando modos de vida contemporâneos. In: IX ANPED SUL – SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 9, 2012, Caxias do Sul. Anais do IX ANPED SUL 2012.
SOUZA, D. A. A Relação da Criança com o Meio Ambiente: A Educação Ambiental nos Contextos Escolares. 2004. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto superior de Estudos Pedagógicos, Rio de Janeiro, 2004.
XAVIER, T. R. et al, Educação ambiental como mecanismo propulsor da qualidade de vida e preservação do meio ambiente: um mapeamento das práticas educativas ambientais em empresas no município de Ouro Preto/MG. Sinapse Múltipla, v. 1, n. 1, p. 15-30, 2012.
ARDOINO, J. Nota a Propósito das Relações entre a Abordagem Multirreferencial e a Análise Institucional. In: Barbosa J.G, org. Multirreferencialidade nas Ciências e na Educação. São Carlos, UFSCar, 1998.
BECK, C. G; ARAUJO, A. C.; CÂNDIDO, G. A. Problemática dos Resíduos Sólidos Urbanos do Município de João Pessoa: Aplicação do Modelo P-E-R. Qualit@s Revista Eletrônica, v. 8, n. 3, 2009.
BERNARDES, M. B. J.; PRIETO, E. C. Educação Ambiental: disciplina versus tema transversal. Revista Eletrônica Mestrado em Educação Ambiental, v. 4, p. 173-185, 2010.
BRASIL. Constituição da República federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Brasília, DF, Senado, 1988.
BRASIL. Lei n. 9.795, de 27 de abril de 1999. Estabelece a política nacional de educação ambiental. Brasília, 1999.
BRASIL. Resolução nº2, de 15 de junho de 2012. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Diário Oficial da União. Brasília: DOU, 2012.
CARVALHO, I. C. de M., Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. 4ª edição. São Paulo: Cortez, 2008.
DIAS, G. F. Educação Ambiental: princípios e práticas. 9ª edição. São Paulo: Gaia, 2004.
DUTRA, F.; TERRAZZAN, E. A. E. Reflexos das normativas legais sobre formação de professores da educação básica em configurações curriculares de cursos de licenciatura em química e formação da identidade profissional docente. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 14, n. 1, p. 169-180, 2012.
FREITAS, C. C. de. Sustentabilidade no ensino superior: uma pratica transdisciplinar na formação de professores, Goiânia: Kelps, 2008.
LEFF, E. Epistemologia ambiental. 2ª edição. São Paulo: Cortez, 2002.
LIRA, W. S.; CÂNDIDO, G. A. Análise dos Modelos de Indicadores no Contexto do Desenvolvimento Sustentável. Revista Perspectivas Contemporâneas, v. 3, n. 1, p. 31-45, 2008.
LUDKE, M; ANDRE, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativa. São Paulo: EPU, 1986.
MARTINS, L. M. S. M. Educação Ambiental – uma perspectiva transdisciplinar no Ensino Superior. In: II SEAT – SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E TRANSDISCIPLINARIDADE, 2, 2011, Goiânia. Anais II SEAT- Simpósio de Educação Ambiental e Transdisciplinaridade, 2011.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Brasília: Cortez, UNESCO, 2005.
SANTOS, A. S. R dos. Educação Ambiental e o poder público. Disponível em: http://www.aultimaarcadenoe.com.br/educacao-ambiental-3, 2000. Acesso 20 de março de 2014.
SILVA, A. S. Educação Ambiental: aspectos teóricos-conceituais, legais e metodológicos. Educação em Destaque, v. 1, n. 2, p. 45-61, 2008.
SILVA, P. O; VIEIRA, V. T; HENNING, P. C. Educação ambiental e discursos midiáticos: gerenciando modos de vida contemporâneos. In: IX ANPED SUL – SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 9, 2012, Caxias do Sul. Anais do IX ANPED SUL 2012.
SOUZA, D. A. A Relação da Criança com o Meio Ambiente: A Educação Ambiental nos Contextos Escolares. 2004. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto superior de Estudos Pedagógicos, Rio de Janeiro, 2004.
XAVIER, T. R. et al, Educação ambiental como mecanismo propulsor da qualidade de vida e preservação do meio ambiente: um mapeamento das práticas educativas ambientais em empresas no município de Ouro Preto/MG. Sinapse Múltipla, v. 1, n. 1, p. 15-30, 2012.