Technological Products generators of purposes for the Physics teaching
DOI:
https://doi.org/10.47385/praxis.v12.n24.701Abstract
Nas últimas décadas, a preocupação em empregar produtos tecnológicos para o desenvolvimento e aplicação de metodologias de ensino já é uma realidade bem estabelecida nas pesquisas de Educação em Ciências e, em algumas situações, nas escolas. Neste trabalho, apresentamos algumas reflexões sobre o uso de produtos tecnológicos enquanto geradores de propostas para o ensino de Física. Trata-se de uma pesquisa de natureza empírica, qualitativa e bibliográfica em que analisamos alguns trabalhos publicados entre os anos 2012 e 2015. Foi possível constatar que, atualmente, há uma categoria diferenciada de produtos tecnológicos, não necessariamente sofisticados, que têm sido objeto de atenção dos autores-docentes com vistas a despertar a motivação e o interesse do aluno pela Física. Os processos motivacionais associados a esses produtos têm sido propostos como elementos que catalisam suas ações pedagógicas, predominantemente, por meio da experimentação, sendo que há uma tendência em associá-la à simulação computacional.
Downloads
References
BARBOSA, R. C. G.; GARCIA, T. M. F. Softwares gratuitos para o ensino de Física no Ensino Médio: estudo sobre condições de acesso. In: XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF), 2015, Uberlândia. Resumos...Uberlândia: 2015.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Luís A. Reto e Augusto Pinheiro (Trads.). São Paulo: Edições 70, 2011.
BUNGE, M. Treatise on basic philosophy. Part II. Boston: D. Reidel, v. 7, 1958.
CUPANI, A. La peculiaridad del conocimiento tecnológico. Scientle studia, São Paulo, v. 4, n. 3, pp. 353 – 371 2006.
FRANCO, M. L. P. B. Análise de conteúdo. Brasília: Liber Livro, 2012.
MITCHAM, C. Thinking through technology: The path between engineering and philosophy. London: The University of Chicago Press, 1994.
PACEY, A. La cultura de la tecnología. Ciudad de México: Fondo de cultura económico, 1990.