ATIVIDADES LÚDICAS SOBRE EDUCAÇÃO NUTRICIONAL COMO INCENTIVO À ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
DOI:
https://doi.org/10.47385/praxis.v8.n1sup.814Abstract
Diante do processo de transição nutricional que ocorreu no Brasil nas últimas décadas, verificou-se uma mudança nos padrões alimentares provocando um aumento significativo da Obesidade em crianças e adolescentes. Como a escola é um local propício para a construção de conhecimentos e os professores são os principais disseminadores desses conhecimentos no âmbito escolar, faz-se necessário o desenvolvimento de materiais e estratégias que o auxiliem neste processo de ensino aprendizagem sobre alimentação saudável. Portanto o presente artigo tem como objetivo apresentar atividades diversificadas para escolares sobre alimentação saudável com base na ludicidade. A pesquisa é descritiva com abordagem qualitativa. Foram desenvolvidas atividades diversificadas, ministradas por 9 professores a 178 alunos, distribuídos do primeiro ao nono ano do Ensino fundamental em uma escola do município Rio Claro/RJ. Os resultados revelaram que o uso da cartilha foi positivo quanto ao incentivo à alimentação saudável. Concluímos que a cartilha que apresentava atividades diversificadas com base na ludicidade pode ser considerada um instrumento de apoio ao trabalho docente, sempre que se deseje fomentar o tema alimentação saudável no âmbito escolar.
Downloads
References
ALMEIDA, Maicon Alves de et al. Revisão sistemática: um estudo sobre a prevalência da obesidade em crianças de idade escolar. In: ENCONTRO REGIONAL DOS ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA, n. XXII, 2016. João Pessoa. Anais EREEF. João Pessoa, 2016.
BIZZO, Maria Letícia Galluzzi; LEDER, Lídia. Educação nutricional nos parâmetros curriculares nacionais para o ensino fundamental. Revista de Nutrição, Campinas, v. 18, n. 5, p. 1-6, set./out. 2005.
CESAR, Denise Jovê; SILVA, Rafaelly Bruna Martins da. Obesidade em escolares: um olhar a partir dos dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares. Ensaio Acadêmico, v. 2, n. 2, p. 178-183, 2015.
CRUZ, Camila de Oliveira; SANTOS, Jéssica Mendonça dos; CARDOZO, Tatiana Silveira Feijó. Aplicação do Programa de Educação Nutricional: Sexta é dia de fruta? É sim senhor! Revista Rede de Cuidados em Saúde, v. 9, n. 3, p. 1-12, 2015.
GOMES, Lázara Welyane Martins; FILHO, Aroldo Vieira de Moraes. Alimentos Transgênicos: utilização de metodologia alternativa para otimização do processo de ensino aprendizagem. Revista Eletrônica da Faculdade de Araguaia, v. 7, p. 325-336, 2015.
GOMES, Lázara Welyane Martins; FILHO, Aroldo Vieira de Moraes. Alimentos Transgênicos: utilização de metodologia alternativa para otimização do processo de ensino aprendizagem. Revista Eletrônica da Faculdade de Araguaia, v. 7, p. 325-336, 2015.
GONÇALVES, Josiane Peres; RIBEIRO, Lizíria Gabriela Soares. Ludicidade no 1º ano do Ensino Fundamental: percepção e prática das professoras. Educação. Unisinos, v. 18, n. 3, p. 258-270, set./dez. 2014.
GONÇALVES, Josiane Peres; RIBEIRO, Lizíria Gabriela Soares. Ludicidade no 1º ano do Ensino Fundamental: percepção e prática das professoras. Educação. Unisinos, v. 18, n. 3, p. 258-270, set./dez. 2014.
JAIME, Patricia Constante; SANTOS, Leonor Maria Pacheco. Transição nutricional e a organização do cuidado em alimentação e nutrição na Atenção Básica em saúde. Divulgação em Saúde para Debate, Rio de Janeiro, n. 51, p. 72-85, out. 2014.
LAZARI, Taciane Ávila et al. Importância da educação nutricional na infância. In: CONGRESSO MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE, n. VI, 2012. Londrina. VI Congresso Multiprofissional em Saúde. Londrina: UniFil, 2012. P. 100.
LIMA, Ana aula Santos de et al. O ensino multidisciplinar como estratégia pedagógica para melhoria do conhecimento nutricional de estudantes do ensino fundamental. Revista Ciências & Ideias, Santa Maria, v. 5, n. 1, p. 67-82, jan./abr. 2014.
MARANHÃO, Diva Nereida Marques Machado. Ensinar Brincando: a aprendizagem pode ser uma grande brincadeira. 4 ed. Rio de Janeiro: Wak, 2007. 126 p.
MATTOS, Marilia Costa et al. Influência de propagandas de alimentos nas escolhas alimentares de crianças e adolescentes. Psicologia: teoria e prática, São Paulo, v. 12, n. 3, p. 01-14, mar. 2010.
NETO, Vinícius Lino de Souza et al. Ações lúdicas como ferramenta para prevenção da obesidade do pré-escolar: relato de experiência. Revista de Enfermagem UFSM, Santa Maria, v. 4, n. 4, p. 850-857, out./dez. 2014.
PIETRUSZYNSKI, Ellen Beatriz et al. Práticas pedagógicas envolvendo a alimentação no ambiente escolar: apresentação de uma proposta. Revista Teoria e Prática da Educação, v. 13, n. 2, p. 223-229, maio/ago. 2010.
PINTO, Cibele Lemes; TAVARES, Helenice Maria. O lúdico na aprendizagem: apreender e aprender. Revista da Católica, Uberlândia, v. 2, n. 3, p. 226-235, 2010.
RUWER, Cristiane Marisa; MAINBOURG, Evelyne Marie Therese. Promoção da alimentação saudável em escolas particulares. Revista Visa em Debate, v. 3, n. 1, p. 67-74, 2015.
SANTOS, Ligia Amparo da Silva. O fazer educação alimentar e nutricional: algumas contribuições para reflexão. Ciência & Saúde Coletiva, v. 17, n. 2, p. 453-462, nov. 2012.
SILVA, Margareth Xavier et al. Abordagem lúdico-didática melhora os parâmetros de educação nutricional em alunos do ensino fundamental. Ciências & Cognição, Rio de Janeiro, v. 18, n. 2, p. 136-148, ago./out. 2013.
SILVA, Margareth Xavier et al. Projeto piloto: considerações de alunos do ensino fundamental sobre método de educação alimentar. Em Extensão, Uberlândia, v. 12, n. 2, p. 51-64, jul./dez. 2013.
TORAL, Natacha; CONTI, Maria Aparecida, SLATER, Betzabeth. A alimentação saudável na ótica dos adolescentes: percepções e barreiras à sua implementação e características esperadas em materiais educativos. Caderno de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 25, n.11, p. 2386-2394, nov. 2009.
WALTER, Manoel Soriano; CARVALHO, Francimeiry. Atuação lúdico-metodológica dos professores da educação infantil das escolas da rede pública da zona urbana do município de Floriano – Piauí: perspectiva didática. Form@re, Teresina, v. 1, n. 1, p. 130-139, jul./dez. 2013.
WALTER, Manoel Soriano; CARVALHO, Francimeiry. Atuação lúdico-metodológica dos professores da educação infantil das escolas da rede pública da zona urbana do município de Floriano – Piauí: perspectiva didática. Form@re, Teresina, v. 1, n. 1, p. 130-139, jul./dez. 2013.