A Inserção de Atividades Experimentais no Ensino de Ciências em Nível Médio: Um Relato de Sala de Aula

Authors

  • Denise Celeste Godoy de Andrade Rodrigues Professora Doutora Denise Celeste Godoy de Andrade Rodrigues Mestrado Profissional – MECSMA – UniFOA; Engenharia de Produção - UERJ

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v1.n2.870

Keywords:

Experimentação, ensino de Ciências, Física.

Abstract

A experimentação atua como mola-mestra no ensino de ciências, servindo para demonstração de fatos e conceitos científicos,bem como para despertar a curiosidade dos alunos e para incentivar novas descobertas. Neste trabalho foi montada uma feira de ciências, como parte da disciplina de atividades complementares, em colaboração com alunos do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública, do município de Resende, no interior do Estado do Rio de Janeiro. O projeto desenvolvido mostrou-se eficaz na melhoria do aprendizado da disciplina de Física, sendo aplicável em qualquer sala de aula, com baixo custo e sem necessidade de uma sala especial ou de um laboratório específico para este fim. O envolvimento dos alunos foi imprescindível para a realização deste estudo.

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Published

2017-03-28

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Artigos