A ludicidade aplicada à Educação Física: a prática nas escolas
DOI:
https://doi.org/10.25119/praxis-2-3-919Keywords:
Atividade Lúdica, Educação Física Escolar.Abstract
O presente artigo aborda a importância das atividades lúdicas no processo ensino-aprendizagem relacionado à prática da Educação Física, em âmbito escolar. O trabalho realizado baseou-se no aspecto da ludicidade, utilizando os conteúdos pré-estabelecidos pelo Plano de Componente Curricular, unindo a característica que toda criança apresenta em gostar de brincar. Discute-se como as atividades lúdicas tornam-se fundamentais dentro desse processo, pois proporcionam o prazer às crianças, além de contribuírem para o seu desenvolvimento físico, intelectual e social. As atividades lúdicas representam um importantíssimo papel tanto no universo como no interesse da criança, devendo por isso serem utilizadas como um importante instrumento de ensino. Através da brincadeira, a criança tem a possibilidade de se relacionar consigo e com o meio, além de ter, a partir do seu conhecimento acerca do brincar, um contato mais prazeroso com os fundamentos específicos das modalidades esportivas que são desenvolvidas nas aulas de Educação Física.
Downloads
References
ALARCÃO, Isabel. Escola reflexiva e nova racionalidade. Porto Alegre, RS: Artmed, 2001.
ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. 11 ed. São Paulo, SP: Loyola, 2003.
ASSIS, Sávio. Reinventando e esporte: possibilidades da prática pedagógica. 2 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Educação Física/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, DF: MEC/SEF, 1997.
DARIDO, Suraya Cristina; SOUZA JUNIOR, Osmar Moreira de. Para ensinar educação física: possibilidades de intervenção na escola. Campinas, SP: Papirus, 2007.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 47 ed. São Paulo, SP: Paz e Terra, 2008.
FRIEDMANN, Adriana. O desenvolvimento da criança através do brincar. São Paulo: Moderna, 2006.
HUIZINGA, Johan. Homo Ludens. 5 ed. São Paulo, SP: Perspectiva, 2007.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida (Org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 11 ed. São Paulo, SP: Cortez, 2008.
MOREIRA, Evando Carlos (Org.). Educação física escolar: propostas e desafios II. Jundiaí: Fontoura, 2006.
PIAGET, Jean. O julgamento moral da criança. São Paulo: Mestre Jou, 1977. ____________. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
RIZZI, Leonor; HAYDT, Regina Célia. Atividades lúdicas na educação da criança. 7 ed. São Paulo, SP: Ática, 2007.
RONCA, Paulo Afonso Caruso; TERZI, Cleide do Amaral. A prova operatória: contribuições da psicologia do desenvolvimento. 30. ed. rev e amp. São Paulo, SP: Edesplan, 2005.
SANTOS, Santa Marli Pires dos. O lúdico na formação do educador. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.
SILVA JUNIOR, Afonso Gomes da. Aprendizagem por meio da ludicidade. Rio de Janeiro, RJ: Sprint, 2005.
VENÂNCIO, Silvana; FREIRE, João Batista. O jogo dentro e fora da escola. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.
VYGOTSKY, Lev; LURIA, Alexander; LEONTIEV, Alexei. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 1988.
VYGOTSKY, Lev. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998. ______________. Psicologia pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
WINNICOTT, Donald. W. O brincar e a realidade, Rio de Janeiro, RJ: Imago, 1975.