AS INTERFACES ENTRE O IMAGINÁRIO POPULAR DA ANUROFAUNA E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.47385/praxis.v14.n28.2618Palabras clave:
Ensino de Ciências. Questionário. Anfíbios.Resumen
A união da Educação Ambiental ao Ensino de Ciências pode influenciar na formação de cidadãos capazes de refletir, criticar, tomar decisões e propor soluções. Nesse contexto, está a preservação da anurofauna, pois, esses animais podem ser reguladores de diversas espécies consideradas pragas e também, servem de bioindicadores de qualidade ambiental. Assim, o presente trabalho visou identificar as concepções de acadêmicos sobre a anurofauna e entender as relações do imaginário popular com o equilíbrio ambiental, além de viabilizar um processo de EA aliado ao EC. Para tanto, os acadêmicos dos semestres iniciais e finais da maioria dos cursos de graduação de uma instituição de ensino superior foram convidados a responder um questionário, apontando o imaginário popular dos mesmos sobre o tema. Após, realizou-se a análise dos dados coletados nos questionários, a fim de verificar se houve relação entre a área de atuação e as atitudes tomadas. Ao final, foram desenvolvidas estratégias de sensibilização, fornecendo informações sobre os Anuros e o importante papel deles para o equilíbrio ambiental. Foi possível perceber que, mesmo tendo acesso a uma educação de nível superior, a maioria dos acadêmicos ainda acredita nas histórias, nos "mitos", como a maioria das pessoas. Mesmo assim, existe uma parcela desses alunos que entende de fato, a importância desses animais para o planeta. Dessa forma, ao analisar os resultados foi possível perceber o quanto é necessário fortalecer os processos de EA, pois ela, aliada ao EC, exerce um papel relevante na formação de cidadãos conscientes.
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